Sem sinalização, caminhões e tratores trafegam pela contramão no Bela Vista 2

Morador leva reclamações à Prefeitura de Guaratinguetá e aguarda solução há um ano; secretarias prometem resolver problema

Ruas da Vila Bela, em Guará, sem asfalto enfrentam problemas com passagem de caminhões (Foto: Leandro Oliveira)
Ruas da Vila Bela, em Guará, sem asfalto enfrentam problemas com passagem de caminhões

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Moradores da Bela Vista 2, bairro de Guaratinguetá, têm se queixado da falta de sinalização em várias ruas da região. As reclamações se estendem há pelo menos um ano. Além das queixas sobre inexistência de placas ou pinturas de solo indicativas, eles reclamam de muitos buracos nas vias.

Entre os maiores problemas enfrentados pelos moradores, a falta de placas indicativas é a mais agravante. Os veículos transitam, muitas vezes, na contramão e podem colocar em risco a vida de motoristas, ciclistas e pedestres que passam pelo bairro. Sem a sinalização de sentido de via, é cada vez mais comum o flagrante de veículos de passeio, caminhonetes, caminhões e até tratores dividindo espaço com vans escolares em sentido impróprio.

Um dos moradores do bairro, Paulo Henrique Pereira, contou que abriu três requerimentos na ouvidoria municipal, sendo o primeiro deles, em 2018. Até terça-feira desta semana nada teria mudado no bairro. “Eu moro lá faz dois anos e, por várias vezes, presenciei o pessoal andando na contramão, na avenida principal, que divide o Bela Vista 1 do Bela Vista 2. Tem a mão que desce e a mão que sobe, só que não tem nenhuma placa de sinalização ou sentido de via e os motoristas usam do jeito que querem”, explicou o morador. “Por três vezes quase bati”, revelou.

Nas últimas semanas, Pereira decidiu fotografar os veículos que transitam em sentido proibido pelo bairro. Nas imagens é possível ver caminhões e até tratores nas vias. O morador teme que a ausência de placas possa causar um acidente no local. “A Prefeitura até agora não fez nada. Já fui na secretaria de Trânsito, não consegui falar. Fui na Ouvidoria e secretaria de Obras para falar sobre os buracos da avenida, por três vezes, me disseram que está programado, mas até agora nada”, concluiu.

Resposta – A secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, responsável pelo setor de Trânsito, informou que está sendo realizada uma licitação para aquisição de placas de sinalização. “Quanto a sinalização do solo, a equipe sob coordenação do Tenente Paiva irá verificar o local”, afirmou o secretário Marco Antônio de Oliveira.

Sobre os buracos nas vias, o departamento de Comunicação informou que “O secretário de Obras, Paulo Barros, disse que a equipe de obras vai verificar de perto a situação para buscar melhorias. Se for necessário um recapeamento total da via, a secretaria vai trabalhar para fazer a obra o mais breve”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?