Sem água em bairros de Guará, moradores pedem soluções à Saeg

Falha prejudica dia a dia de famílias e vira questionamento na Câmara; autarquia nega problema generalizado no abastecimento

A falta de água recorrente é registrada por moradores, que questionam o abastecimento da Saeg (Foto: Colaboração)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Bairros como Jardim Modelo, Vila Santa Maria e Parque das Garças têm sofrido com falhas no abastecimento de água. Segundo relatos de moradores, o problema tem se repetido por vários dias e chegar a ter duração de 24 horas em alguns pontos da cidade, agravando as dificuldades enfrentadas em época de pandemia. O tema chegou à Câmara, que votou um requerimento, questionam sobre um possível racionamento de água no município.

O aposentado anônimo, Cláudio Siqueira mora no Jardim Modelo e contou ser difícil a rotina na região com os sequentes problemas com a água. “O problema aqui é sério. Quem tem caixa d’água, se vira como pode, mas dependendo do caso, chega a acabar a água da caixa. A gente precisa de uma solução, ainda mais em época de calor”.

Distante do Jardim Modelo, o Parque das Garças também tem sofrido com as falhas no abastecimento. A Vila Santa Maria também ficou desabastecida recentemente. “A falta de água é constante, principalmente no fim de semana, que chega a faltar água na sexta-feira, sábado e domingo. Quando volta na segunda, é a noite”, revelou o técnico em mecatrônica, Rafael Lucas, morador do Parque das Garças.

A Saeg (Companhia de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá) negou que seja um problema generalizado. Em resposta à redação do Jornal Atos, a assessoria da autarquia destacou que “… é um problema pontual. Demos um suporte necessário no Jardim Modelo no último final de semana, enviamos caminhões pipas. Jardim Modelo e Santa Bárbara, criamos um conjunto de reservatório de 40 mil litros que vão atender as ruas mais altas daquela localidade”.

Na Vila Santa Maria, teve início na última segunda-feira a instalação de um reservatório e conjunto de bombeamento que vai sanar o problema. Sobre o Parque das Garças, a assessoria informou. “Tivemos um problema com bombeamento do poço que atende o reservatório dos Montes Verdes, mas isso já foi sanado. É uma região que consome muita água, pois tem muitas chácaras, piscinas e aos fins de semana as vezes para fazer a limpeza de piscina, o pessoal tem que fazer a troca da água. Com o calor e vários fatores isso pode gerar qualquer tipo de problema, mas o bombeamento foi restabelecido”.

Fiscalização – Os problemas no abastecimento de água viraram requerimento nesta semana na Câmara, apresentado pelos vereadores Fabrício Dias (MDB) e Marcelo da Santa Casa (PSD). Eles questionam se há possibilidade ou se está em andamento algum tipo de racionamento de água. O documento faz outras seis perguntas à Companhia.

A Saeg informou que desconhece que haja um rodízio ou racionamento de água no município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?