Secretário garante melhoria de sinalização de trânsito em Guará

Village Santana e Pedrinhas estão na lista de áreas de prioridade; serviços realizados contam com pintura de asfalto e colocação de placas informativas

Pedestres utilizam faixa apagada no trânsito de Guaratinguetá; secretaria anuncia trabalhos de sinalização (Foto: Leandro Oliveira)
Pedestres utilizam faixa apagada no trânsito de Guaratinguetá; secretaria anuncia trabalhos de sinalização (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Alvo de reclamações de motoristas e pedestres, a sinalização de trânsito de Guaratinguetá está passando por ajustes. Pintura de faixas de pedestres, colocação de placas indicativas e repintura de placas são realizadas, de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Crysantho Ferreira. Os trabalhos tiveram início no fim de dezembro e devem durar até o começo de fevereiro.

Quem anda a pé precisa ter atenção ao atravessar as ruas da cidade. Dependendo das vias, fica quase impossível enxergar a faixa de pedestres. Moradora do bairro São Benedito, a professora Kátia Guimarães contou que os motoristas, muitas vezes, não respeitam a sinalização. “Não está bem visível, mas dá para enxergar. Só que como tem faixas que estão sumindo, tem motorista que abusa e finge que não vê”, afirmou a mestra em Língua Portuguesa, que prefere realizar seus afazeres de carro.

Mas quem dirige também se queixa da falta de sinalização. “Às vezes falta uma placa indicando, ou até mesmo pintura de asfalto mostrando o que é permitido e o que não é. Na zona rural é mais complicado. Eu moro na Rocinha e até iluminação falta. Como vou e volto de carro, é menos mal. Mas e pra quem anda a pé?”, questionou o pintor Henrique Coelho.

Na tentativa de reduzir reclamações como as de Kátia e Henrique, o secretário Crysanto Ferreira colocou em ação, no fim de dezembro, uma força-tarefa para dar um novo aspecto para o trânsito de Guaratinguetá. “Demos ênfase na melhoria da sinalização de faixa de pedestres, em especial na região central, no Engenheiro Neiva, e estamos colocando sinalização de solo e placas”, destacou.

O secretário garantiu também que foi feita uma revisão completa de processos de compras, fornecedores, licitações e materiais comprados, como chapa de aço, tinta de placas e outros itens de sinalização. Os trabalhos foram retomados no início de janeiro, e a previsão é que as repinturas e colocação de placas sejam feitas até o fim deste mês.

Entre os pontos críticos está a estrada das Pedrinhas, na zona rural. A falta de placas indicando a possibilidade de animais nas pistas, faixas reflexivas que auxiliem a visibilidade do motorista sempre foram alvo de reclamações. “Nós já fizemos a sinalização (das Pedrinhas) visando segurança, qualidade do trabalho. Todo material usado foi comprado dentro de normas rígidas de custo e fornecimento”.

Outro ponto crítico da cidade está na entrada do bairro Village Santana. Segundo o secretário, será feito um trevo na chegada ao bairro para acabar com os acidentes, que se tornaram comuns nessa região. “Em função de uma obra já aprovada para construir um trevo, toda melhoria que tiver que ser feita no Village será feita”, garantiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?