Secretaria de Turismo apresenta calendário de eventos do Gomeral

Programação apresentada conta com ações promovidas por estabelecimentos do bairro durante os 12 meses de 2018

O secretário de Turismo, José Felício durante a apresentação do calendário de eventos do Gomeral (Foto: Divulgação PMG)
O secretário de Turismo, José Felício durante a apresentação do calendário de eventos do Gomeral (Foto: Divulgação PMG)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

O secretário de Turismo de Guaratinguetá, Felício Murade, apresentou o calendário turístico do Gomeral 2018. A programação foi feita em conjunto com a associação do bairro, durante o lançamento do 15º Festival da Truta.

A ideia é movimentar o turismo e empreendimentos locais ao longo do ano, gerando renda para os moradores do bairro.

Segundo Murade, o evento é parte de um modelo de planejamento participativo, decidido junto à comunidade. Já em maio, no Dia das Mães, acontece o evento “Sua mãe Feliz no Gomeral”. “A ideia é que cada empreendimento faça uma promoção. Em uns, o almoço da mãe será gratuito, em outros haverá desconto na alimentação para todos”, explicou Murade. Ainda em maio haverá o evento “Delícias do Pinhão”.

Em junho, o tema das ações é o romance. “No Dia dos Namorados o casal vem para cá, passa o dia ou fim de semana, tem jantar à luz de velas e aproveita o feriado do dia 13, aniversário de Guará”, afirmou o secretário. Em julho, o tradicional Festival da Truta é realizado do dia 6 ao 9. Agosto tem o evento “Meu Pai Feliz no Gomeral” e a festa de São Lázaro, com churrasco no pátio da igreja.

O tema de setembro é “Primavera no Gomeral”. “Teremos serestas percorrendo os restaurantes participantes, e no almoço e jantar pratos com truta acompanhados de flores comestíveis adornando os pratos”, explicou Murade.

Outubro tem programação com festa temática para crianças e “Halloween à Brasileira”, no dia 31, com a presença de cuca, saci e outros personagens do folclore brasileiro. No feriado de 15 de Novembro haverá o festival “Artes na Montanha”.

Organizado pelo grupo de alunos que participaram do projeto do curso de Proac (Programa de Ação Cultural) na secretaria da Cultura, o festival trabalhará diversas modalidades de artes envolvendo Gomeral e Pedrinhas.

Em dezembro, a secretaria fará uma ampla campanha com empresas de Guaratinguetá e região para estimulá-las a fazer sua festa de confraternização no bairro. Haverá também o evento “Natal das Crianças do Gomeral”, e os restaurantes funcionarão no dia 31. “Esse projeto é um embrião para ser implantado nos bairros dos Pilões, Colônia do Piagui e Rocinha. Queremos desenvolver o turismo com as comunidades”, afirmou o secretário.

A presidente da Associação de Amigos do Gomeral, Lucia Helena Espindola, falou sobre a participação na construção do calendário 2018. “É um trabalho longo da gente. Estamos trabalhando já desde o ano passado junto do Felício. É um plano elaborado pelas sete proprietárias de restaurantes e pousadas, e pela Prefeitura”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?