Revista premia Guaratinguetá após elevar arrecadação com medida de anos anteriores

Cidade foi apontada como uma das cinquenta melhores do País; comemoração do governo foi contestada por vereador

Francisco Carlos (2)
“Este é o reconhecimento ao trabalho sério e devotado. Recebo em nome de nossa cidade este prêmio.” – Consideração do prefeito Francisco Carlos sobre o prêmio que a cidade recebeu por indicadores do Fundo de Participação dos Municípios.

Da Redação

Guaratinguetá

Uma premiação da revista Isto É gerou polêmica em Guaratinguetá. A cidade foi apontada pela publicação nacional como uma das “Melhores Cidades do Brasil”, mas os motivos que levaram à premiação já foram questionados.

O levantamento, que conta com parceria com a consultoria Austin Ratings, envolveu os 5.565 municípios brasileiros, levando em conta mais quinhentos indicadores, divididos em fiscal, econômico, social e digital.

A revista analisou o nível de desenvolvimento socioeconômico das cidades de pequeno, médio e grande porte, com base em índices como o IISD (Índice de Inclusão Social e Digital) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
“Este é o reconhecimento ao trabalho sério e devotado. Recebo em nome de nossa cidade este prêmio que compartilho com nossos munícipes”, exaltou o prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB), que recebeu a premiação, em evento em São Paulo.

Entre os índices apontados está o IPM (Índice de Participação do Município) em que Guaratinguetá apresentou um crescimento de 14,84% em relação a 2012.

Apesar da comemoração no Executivo, que destacou os números franciscanos, há quem lembre que os dados foram motivados em trabalho anterior ao prefeito tucano.

Francisco Carlos na Câmara de Guaratinguetájpg (1)
“Qual ação que esse prefeito fez que fosse dar um reflexo rápido? Não anunciou nenhum novo investimento, nenhuma fábrica.” – Repúdio do presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão, sobre a apropriação da homenagem por evolução de receita econômica.

O presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD), destacou que o crescimento de Guaratinjguetá, representado no aumento do FPM, é motivado pela ação de anos anteriores, ou seja, do governo anterior ao de Francisco Carlos.

“O que gerou esse aumento foi a AGC. Então é importante destacar que, independente do prefeito que está no cargo, iria ganhar isso de mão beijada, porque o grande esforço foi a vinda da AGC, que levou uma arrecadação bem maior, gerando esse acréscimo de riqueza. Por isso que o município está crescendo”, analisou o vereador.

Celão destacou que uma análise superficial pode levar à ideia de que o resultado do levantamento é motivado por medidas do governo atual. “Os índices evoluíram porque aumentou a produção de riquezas do município. Produziu-se mais, com geração de notas fiscais, aumentando o repasse do ICM. Isso se chama valor agregado. Para aumentar isso, só tem um jeito, aumentar a produção interna. Como faz isso? Mede-se um ano e reflete-se dois anos à frente, ou seja, para chegar a esse índice de 2016, são pegos dados medidos em 2014”.

Ele questionou ainda quais as medidas que a atual administração tomou para elevar a economia da cidade, já que propagou a premiação como reflexo do atual mandato. “Qual outra ação que esse prefeito fez que fosse dar um reflexo rápido? Não anunciou nenhum novo investimento, nenhuma nova fábrica. Se está aumentando, é por causa de ações realizadas no governo anterior e das empresas que foram trazidas neste período”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?