Região tem trimestre positivo na geração de empregos

Saldo favorável ultrapassa 1,5 mil vagas; Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Cruzeiro são destaques positivos

Oportunidade de trabalho divulgado em um estabelecimento comercial; geração de emprego tem alta na região (Foto: Arquivo Atos)
Oportunidade de trabalho divulgado em estabelecimento comercial; geração de emprego tem alta na região (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) registrou saldo positivo na geração de empregos, em março, durante levantamento divulgado na última semana pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com 959 vagas.

Os dados revelaram ainda que no primeiro trimestre do ano, também favorável, o pódio do “ranking do emprego” foi formado por Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Cruzeiro.

De acordo com as estatísticas do Ministério do Trabalho, o saldo favorável em março ocorreu após a região contabilizar 14.551 admissões e 13.592 demissões.

O resultado demonstra uma considerável recuperação do índice, já que no mesmo mês do ano passado, a região obteve um saldo negativo de 2.087 postos de trabalho.

Em relação ao acumulado de janeiro a março, o Caged revelou que a   RMVale teve um saldo positivo de 1.545 postos de trabalho.
Liderando o ranking, Pindamonhangaba contabilizou no primeiro trimestre do ano 3.020 contratações e 2.198 dispensas, resultando num saldo favorável de 822 vagas, sendo 183 obtidas somente em março.

O principal responsável pela geração de empregos em Pinda, representando 78%, foi mais uma vez o setor de indústria de transformação, com um saldo positivo de 618 oportunidades. Em contrapartida, o comércio foi o destaque negativo, com o saldo desfavorável de -111.

Além de revelar que acredita que devido ao “DNA Industrial” de Pinda, o setor de indústria de transformação ao longo do ano seguirá liderando a geração de empregos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Martuscelli, projeta que ele contribuirá para o aquecimento de outras áreas. “Devido a presença de grandes indústrias, toda vez que a economia nacional reage, ocorre um bom número de admissões. Em breve, elas crescerão já que serão instaladas duas empresas chinesas. Empregados, estes moradores terão condições de consumirem mais, contribuindo para a recuperação do comércio, que historicamente registra baixas no início do ano”.

O presidente da Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba), Thiago Derrico, também comentou o resultado positivo do município. “Acreditamos que isso faz parte de um trabalho conjunto de todas as instituições para a retomada do crescimento. Temos que fomentar o círculo virtuoso, promovendo ações constantes para que o dinheiro circule, o comércio venda, o setor de prestação de serviços se desenvolva e a indústria continue crescendo”.

Campeã de contratações em março, com 402 vagas, Guaratinguetá é a segunda cidade da região com o melhor saldo trimestral. O município registrou 2.644 contratações contra 2.111 demissões, originando um saldo favorável de 533.

Com um saldo positivo de 370, o setor de administração pública liderou a geração de empregos. Assim como Pindamonhangaba, o comércio decepcionou nos primeiros três meses de 2018, com um saldo negativo de -113.

O prefeito Marcus Soliva (PSB) apontou os diferenciais que contribuíram para que o município acumulasse resultados expressivos nos primeiros três meses do ano. “Ao verificar a gestão séria que desenvolvemos, os empresários sentem confiança ao investir em Guará. Além disso, existe uma grande mão de obra qualificada, que cresceu devido aos cursos profissionalizantes do ‘Qualifica Guará’. Acredito que a geração de empregos continuará crescendo, principalmente na construção civil, já que serão construídos mais oito loteamentos até o fim do ano”.

Fechando o pódio trimestral do ranking do emprego, Cruzeiro aparece com um saldo positivo de 527 vagas, resultado de 1.407 contratações e 880 dispensas.

O carro-chefe foi o setor da indústria de transformação, com um saldo de 591 oportunidades. Já o comércio, amargou o saldo negativo de -98.

Região – Além de Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Cruzeiro, também tiveram saldos favoráveis na geração de empregos no primeiro trimestre de 2018: Lorena (362), Taubaté (353), Jacareí (318), Potim (72), Aparecida (63), Cachoeira Paulista (42), Silveiras (7), Piquete (6) e São José do Barreiro (5).

Em contrapartida, registraram saldos negativos São José dos Campos (-237), Bananal (-25), Roseira (-22), Lavrinhas (-18), Queluz (-9) e Canas (-7).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?