Região tem alta nas contratações, com destaque para Lorena

Vale registra saldo positivo de mais de duas mil admissões em outubro; Cruzeiro e Pinda tem déficit

Cartaz anuncia vagas de emprego em Lorena; comércio segue como principal aposta para geração de empregos na região (Foto: Arquivo Atos)
Cartaz anuncia vagas de emprego em Lorena; comércio segue como principal aposta para geração de empregos na região (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Regional

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelaram na última segunda-feira que o Vale do Paraíba registrou a abertura de 2.072 mil postos de trabalho em outubro. Lorena foi um dos destaques positivos da região, com um saldo favorável de 148 admissões.

O levantamento do Ministério do Trabalho apontou que o Vale teve uma considerável recuperação no saldo de vagas, já que no mês anterior o índice foi negativo, chegando a 834 demissões.

A região não tinha um mês tão próspero para o mercado de trabalho desde fevereiro de 2014, quando foram contabilizadas quatro mil admissões.

A cidade que liderou a geração de empregos em outubro na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) foi São José dos Campos, que teve um saldo de 854 admissões.

Já na sub-região 3, que abrange nove municípios, Lorena foi teve índice positivo, com a abertura de 148 vagas. Os setores que puxaram a geração de empregos foram o comércio e a indústria de transformação, com um saldo favorável de 52 vagas cada.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Gustavo Rodrigues, o índice positivo foi impulsionado pela recuperação econômica nacional e o crescimento do comércio do fim de ano. “Tivemos a abertura de novos empreendimentos comerciais no shopping e também em lojas no Centro, além do crescimento na indústria, reflexo do bom desempenho nacional da economia. Temos expectativa positiva para os próximos meses, já que as contratações temporárias são características de novembro e dezembro, além da previsão de inauguração de um empreendimento hoteleiro”.

A segunda cidade no ranking do emprego foi Guaratinguetá, que registrou um saldo positivo de 75 admissões. Os setores responsáveis por este superávit foram a construção civil (41) e de serviços (31). A grande decepção foi o comércio, que fechou 14 postos de trabalho.

As demais cidades que obtiveram saldo positivo na geração de emprego foram Aparecida (75), Cunha (23), Piquete (12) e Potim (7).

Já as cidades que negativaram no levantamento foram Cruzeiro (-19), Pindamonhangaba (-19) e Cachoeira Paulista (-5).

Mesmo com o bom resultado de outubro, o Vale do Paraíba ainda possui um saldo negativo no ano, já que 13,2 mil trabalhadores perderam seus empregos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?