Reforma desautorizada de prédio projetado por Niemeyer causa protestos e é barrada em Guará

Prefeitura embarga obra e denuncia ao Condephaat as alterações feitas no local

Reforma embargada no Clube dos 500 em Guaratinguetá; polêmica envolve projeto de Oscar Niemeyer (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
Guaratinguetá

Após gerar reclamações nas redes sociais, a obra de reforma no Graal Club dos 500 foi embargada pela Prefeitura. O espaço carrega a assinatura do célebre arquiteto Oscar Niemeyer, mas é alvo também de reclamações por sua estrutura.

Ainda na última semana, um perfil no Instagram dedicado aos trabalhos de Niemeyer denunciou que a obra de reforma descaracterizava o local desenhado pelo artista. “O Graal Clube dos 500 realiza uma obra que descaracteriza ainda mais o bem, fechando novo módulo da estrutura para ampliar uma loja de conveniência, alteração que a arquitetura original abarcaria sem problemas, caso um projeto minimamente sensível fosse elaborado e aprovado, como manda a lei”, enfatizou.

Segundo a publicação, desde o início deste ano o Auto Posto Clube dos 500, projetado em 1953 por Niemeyer, está protegido pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão estadual de defesa do patrimônio histórico e artístico.

A Prefeitura de Guaratinguetá afirmou que a obra foi embargada, além de denunciar a ação ao Condephaat. A secretaria de Obras e Planejamento enfatizou que “assim que voltarem ao serviço presencial vão fazer uma diligência até o local para fazer uma autuação e os procedimentos”.

A reportagem do Jornal Atos buscou contato com a administração responsável pelo Graal Clube dos 500, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?