Projeto no Plano Diretor tenta transformar Jardim do Vale em zona turística

Proposta foi encaminhada à Câmara para preservar bairro, que teve aumento de público com santuário

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O bairro Jardim do Vale deve ser transformado em uma zona turística. A solicitação faz parte do Plano Diretor de Guaratinguetá, que foi encaminhado à Câmara e deve entrar em pauta nos próximos dias. A Prefeitura tem como intenção respaldar a área, que já recebe noventa mil turistas por mês com o fluxo de visitantes ao Santuário de Frei Galvão.

O projeto já havia sido enviado à Casa em dezembro do ano passado, mas não foi aprovado. Segundo o prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB), não houve tempo para apresentação de emendas, na época, e por isso a proposta acabou voltando.

O Plano Diretor era encaminhado à Câmara, mas com a assinatura da doação do terreno para a ampliação do Santuário de Frei Galvão, o Executivo decidiu recuar e inserir a nova proposta. “Nós queremos fixar aquele bairro como área de interesse turístico. Isso evita que surjam empresas ou indústrias”, destacou o prefeito.

Outros pontos turísticos da cidade, como o Santuário da Esperança e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, também recebem um grande número de visitação turística aos fins de semana. De acordo com o Executivo, o crescimento do número de visitantes ao Santuário de Frei Galvão foi fundamental para que, momentaneamente, apenas o Jardim do Vale fosse mencionado.

Além do projeto de transformação do bairro em uma zona turística, questões ambientais e habitacionais também integram o Plano Diretor, que voltou a ser debatido em audiência pública. “O Plano é genérico. Depois dele, vem os planos específicos para o desenvolvimento da cidade, com loteamentos e residências, por exemplo”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?