Problemas no abastecimento de água causam revolta em moradores de Guará

Vila dos Comerciários, Parque São Francisco e Parque Santa Clara são partes dos bairros afetados por fornecimento interrompido; em 12 meses foram ao menos 40 dias sem água

Torneiras vazias preocupam moradores de bairros em Guaratinguetá (Foto: Arquivo Atos)
Torneiras vazias preocupam moradores de bairros em Guaratinguetá (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Os moradores dos bairros Parque São Francisco e Parque Santa Clara, de Guaratinguetá, estão insatisfeitos com o abastecimento de água na região. Em situação ainda pior está quem mora na Vila dos Comerciários, já que as torneiras chegaram a ficar secas por mais de uma semana, no início do mês. Sem água em casa, atividades cotidianas como lavar roupa, lavar louça e até tomar banho têm se tornado dificultosas.

No último dia 3, a Saeg (Companhia de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos) emitiu um comunicado informando que havia ocorrido um problema no reservatório do Parque São Francisco e poderia faltar água nessa região entre sábado e domingo seguintes. O abastecimento foi interrompido e retornou, em alguns pontos, no domingo, mas em outros, foram registradas novas falhas.

Gustavo Moreno é morador da Vila dos Comerciários. Ele confirmou que  está sem água desde sábado. “Água para dar descarga a gente pega da chuva e deixa reservada. Para o banho, temos uma caixa d’água grande e estamos usando de forma supereconômica. Então a gente pega um balde e passa uma água no corpo ou vai tomar banho na casa de algum familiar, como fiz ontem”, relatou o morador que também confirmou que está comprando água para beber.

Ele revelou ainda que esse problema é frequente no bairro e se estende há pelos menos um ano. Gustavo contou que os moradores foram informados pela Saeg que o abastecimento retornaria na noite da última quarta-feira. Porém, já na quinta, a situação era a mesma. “Em 12 meses foram ao menos 40 dias sem água”, concluiu.

Nos bairros vizinhos os relatos são parecidos, e os moradores também se sentem lesados. “Prejudica um pouco a gente né? Tem algumas coisas para fazer e a gente não faz porque não tem água”, relatou o morador do Parque São Francisco, Jeferson Luiz dos Santos, que confirmou que a água voltou no domingo.

Vizinho ao São Francisco, o Parque Santa Clara também sofreu com falhas no abastecimento. Mas para alguns moradores a situação é um pouco mais grave, já que a falta de água não se limitou apenas ao fim de semana.

“A água aqui está escassa. Está faltando água todos os dias aqui no Parque. Não chegou no domingo. Tem gente que passa na rua e pergunta se tem água em casa, porque na casa deles não tem”, respondeu o morador Rildo Ferreira.

Seguindo o mesmo discurso de Rildo, Andreza de Oliveira, que também mora no Santa Clara, confirmou que o abastecimento apresenta muita oscilação. “Faz tempo que está nessa, vai e volta (o abastecimento), e quando volta, a água vem suja. A gente fica sem um tempo e a Saeg não avisa se vai faltar ou não”, relatou a moradora.

De acordo com a Saeg, a situação já está normalizada no Santa Clara e São Francisco. Sobre a Vila dos Comerciários, a autarquia confirmou um problema na bomba de abastecimento, que será retirada e passará por análise, que será feita por uma empresa contratada pela Companhia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?