Prefeitura faz ação de assistência e localização de moradores de rua em Guará

Andarilhos preencheram cadastro e receberam auxílio; gestante encontrada e recebeu acompanhamento pré-natal

Funcionários da Assistência Social de Guaratinguetá, que fazem atendimento e visitas a moradores de rua (Foto: Reprodução)
Funcionários da Assistência Social de Guaratinguetá, que fazem atendimento e visitas a moradores de rua (Foto: Reprodução)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O aumento do número de moradores de rua tem chamado a atenção em Guaratinguetá. Homens, mulheres e jovens estão espalhados pelos bairros próximos da região central, como Santa Rita, Campo do Galvão e São Benedito. Por isso, a Prefeitura colocou em prática uma ação para identificar e orientar os andarilhos.

A ação foi implantada no início desta semana, pela secretaria de Assistência Social e outras entidades. O trabalho desenvolvido localizou e assistiu 15 moradores de rua, sendo que oito deles não são de Guaratinguetá. Desse total, foi localizada uma gestante, que recebeu tratamento médico pré-natal.

Foram oferecidas passagens aos moradores que não são de Guaratinguetá, para que os mesmos retornassem às suas cidades. Mas apenas um andarilho aceitou a ajuda e retornou para Cunha. Uma mulher foi acolhida por sua família, em Aparecida. Dois homens e uma outra mulher foram encaminhados as unidades masculina e feminina, respectivamente, da Casa Dom Bosco, na cidade.

“Felizmente conseguimos esses encaminhamentos, mas a gestante voltou para as ruas. Infelizmente tem gente que não quer ajuda. Nós estamos monitorando ela e a gestação, mas não podemos obrigar ninguém a fazer nada”, contou Alexandre Dias, secretário de Assistência Social.

Essa ação foi o início do serviço de assistência, já que Dias confirmou que os trabalhos de rondas e monitoramento dos andarilhos é diário. Depois da operação, a secretaria recebeu alguns chamados e denúncias referentes a outros moradores de rua em pontos como a rodoviária, praça Joaquim Vilela e Conselheiro Rodrigues Alves.

O secretário colocou à disposição o telefone da Assistência Social para que os moradores informem sobre andarilhos desamparados, 3122-2818. As rondas vão continuar sendo feitas diariamente e uma vez por mês o trabalho será feito de maneira mais intensa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?