Prefeitura descuida e Beira Rio se transforma em depósito de entulhos

Pneus, móveis e restos de construção são jogados em áreas particulares sem controle da administração

entulho Vilage Santana
Caminhão flagrado despejando lixo em área do Vilage Santana (Foto: Colaboração)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

Os moradores de Guaratinguetá estão reclamando do descarte irregular de lixo e entulho em terrenos da cidade, e pedindo maior fiscalização para coibir a ação dos infratores. Na cidade, há alguns locais famosos por serem alvos de descartes irregulares.  Uma das áreas usadas irregularmente como depósito de lixo e entulho fica no bairro Beira Rio, na entrada da rua Eufrásio Fernandes. No local, é possível encontrar entulho, pneus e móveis.

De acordo com o funcionário público Glauco Sanches, as pessoas param seus carros e depositam o entulho no local de forma irregular e vão embora. A situação preocupa quem mora próximo a esses locais. “A preocupação maior é que sejam jogados na área materiais infectantes. Eu, particularmente, nunca fui mexer no lixo para ver se tinha alguma coisa orgânica, mas a possibilidade de ter esse tipo de resíduo ao lado da casa da gente preocupa muito”, comentou.

O vendedor Marco Aurélio que também mora próximo a uma das áreas usadas como depósito de lixo, afirmou que  já perdeu as contas de quantas vezes viu gente jogando lixo na área verde. “Pessoas que moram nos bairros vizinhos trazem sacolas para jogar aqui nessa área. Já vi pessoa parar o carro, abrir as portas e jogar sacolas com lixo no mato. Outros jogam na calçada mesmo. O problema é que esta área já é famosa por sempre ter entulho, então, a pessoa faz uma obra e tem que descartar o entulho, já logo pensa em trazer para cá”, salientou.

Além da poluição visual dos locais com entulhos, os moradores que residem próximos aos terrenos ficam preocupados com a proliferação de animais peçonhentos. Os moradores pedem fiscalização da Prefeitura para coibir o descarte irregular. “Todos nós pagamos impostos e esperamos que as autoridades tomem providência”, ressaltou Marco Aurélio.

Outra área de acúmulo de entulhos fica no bairro Village Santana. Segundo a moradora do local, Karla Lagos, há um terreno doado pela Prefeitura para a construção de uma praça, para a instalação de uma academia ao ar livre e de área verde para os moradores, mas o projeto está parado há um ano e meio na Prefeitura. Com isso, as pessoas fazem do local depósito de entulhos. “Enquanto isso, este grande espaço está sendo usado para jogar entulhos, e há queimadas constantemente. A gente é impotente, os órgãos que deveriam fiscalizar não se empenham como deveriam, e as pessoas não tomam consciência dos seus atos”, lamentou.

De acordo com o diretor de Manejo de Resíduos da Saeg (Companhia de Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá), Henrique Soares, os locais de fato apresentam o problema de descarte irregular. Entulhos de construção civil devem ser descartados apenas no Parque Ambiental do Santa Luzia. Folhas e galhos de árvores devem ser levados à secretaria de Agricultura e o lixo úmido é recolhido porta a porta pelos coletores “Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje é o descarte irregular. As pessoas veem locais onde já há uma concentração de lixo e entulho, e acham que o local é próprio para o descarte. Mas não é, esses descartes irregulares causam transtornos e a Prefeitura não consegue acabar com esses pontos”, explicou.

Soares contou que o prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB) solicitou que estudos sejam feitos para a escolha de locais para a construção de ecopontos para um futuro descarte do material corretamente. As pessoas que forem flagradas descartando lixo e entulhos em locais impróprios serão autuadas. “Se o cidadão flagrar algum automóvel descartando lixo e entulho em local irregular, pode tirar foto, filmar, e mandar para a secretaria de Serviços Urbanos que irá autuar o infrator. Há também fiscais da diretoria de manejos e da secretaria de Serviços Urbanos fazendo rondas nos locais de maior incidência”, ressaltou o diretor de Manejo de Resíduos da Saeg.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Prefeitura descuida e Beira Rio se transforma em depósito de entulhos

  • 9 de setembro de 2015 em 22:00
    Permalink

    Vale acrescentar que os moradores do bairro e apoiadores estão assinando um abaixo assinado para que possamos pressionar a nossa prefeitura a tirar o projeto de nossa praça do Village Santana do papel!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?