Pacientes denunciam caos no Pronto Socorro de Guará

Parentes de atendidos flagram serviço com pessoas aguardando vagas nos corredores do hospital; secretaria de Saúde nega irregularidades

Foto publicada em rede social mostra paciente esperando por médicos no Pronto Socorro da cidade (Foto: Colaboração)
Foto publicada em rede social mostra paciente esperando por médicos no Pronto Socorro da cidade (Foto: Colaboração)

Da Redação
Guaratinguetá

A saúde é um dos principais pontos de reclamação em todas as administrações públicas. Recentemente uma postagem, em uma rede social, demonstrou a indignação de moradores e pacientes de Guaratinguetá com relação ao Pronto Socorro.

Nas fotos, pacientes em camas hospitalares aguardam transferência para os quartos nos corredores do hospital. Segundo Lourdes Castilho, a mãe ficou mais de seis horas aguardando vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “Ela estava muito mal. Tinha passado mal, sido atendida e voltou para casa. Aí tivemos que levá-la novamente ao hospital, e como ela estava muito mal, tinha que ser transferida para a UTI, e acabou tendo que aguardar a vaga no corredor. Estava um caos aquele pronto socorro”.

A falta de lugares para acompanhantes também foi assunto para os moradores. De acordo com os relatos, as pessoas que precisam ficar em observação são levadas para outras salas, mas não há lugares para os acompanhantes de idosos.

Maria Cristina esteve acompanhando a mãe, que constantemente tem de ser levada ao Pronto Socorro com problemas de saúde, e confirmou o fato. “Às vezes, até atende rápido, mas a gente chega e fica sentado naquela cadeira lá, às vezes demora até vinte minutos pra uma enfermeira colocar remédio na paciente, e a pessoa desfalecendo de dor e não tem como deitar, não tem como fazer nada. No caso da minha mãe, ela não pode ficar muito sentada porque sente fortes dores no tórax, então, é complicado”.

Em outra ocasião, a mãe de Maria Cristina precisou ficar tomando medicação e foi levada para sala de observação. “Ela estava passando muito mal e nós reclamamos, pedimos para eles subirem ela, e aí eles a colocaram no quinto andar. Chegou lá, não tinha cadeira pra gente sentar, pra eu sentar e eu sentei no chão e fiquei esperando atenderem”.

Mulher na maca espera atendimento no Pronto Socorro de Guará; hospital garante que acidente prejudicou serviço (Foto: Colaboração)
Mulher na maca espera atendimento no Pronto Socorro de Guará; hospital garante que acidente prejudicou serviço (Foto: Colaboração)

Em entrevista à Rádio Metropolitana, a secretária de Saúde de Guaratinguetá, Maria Gorete Gonçalves, negou que as fotos tenham relação com a espera de UTI. “Essas fotos foram tiradas em um momento de correria no Pronto Socorro. No momento em que foram tiradas, havia acontecido um acidente na estrada de Lorena e tinham pessoas na sala sendo atendidas. Obviamente, os pacientes eram vítimas graves, e ao chegar ao Pronto Socorro eles foram deslocados para a sala de urgência e emergência, e os pacientes que estavam nessas dependências tiveram que ser removidos para os corredores”.

A secretária ressaltou que pacientes como vítimas de acidentes, baleados, esfaqueados são prioridades no atendimento. Além disso, uma enfermeira que trabalhou no Pronto Socorro afirmou que faltam materiais de trabalho como soro fisiológico e itens para curativos. A secretária, porém, alegou que não houve nenhum manifesto da administração do Pronto Socorro a respeito do assunto.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Pacientes denunciam caos no Pronto Socorro de Guará

  • 2 de agosto de 2016 em 05:02
    Permalink

    Eu não duvido. A saúde tá um caos em todas as cidades e aqui em Guaratinguetá não seria diferente. Infelizmente!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?