Novas falhas na estação de esgoto geram protestos entre moradores do Flamboyant

Mesmo recente, estação sofreu problemas elétricos; mau cheiro e despejo de esgoto preocupam população

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

Acúmulo de água é resultado de vazamento de encanamento do esgoto em Estação de Tratamento; sistema apresenta falhas em seis meses (Foto: Juliana Aguilera)
Acúmulo de água é resultado de vazamento de encanamento do esgoto em Estação de Tratamento; sistema apresenta falhas em seis meses (Foto: Juliana Aguilera)

Moradores do bairro Jardim Primavera, em Guaratinguetá, reclamam do forte odor de esgoto emitido pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do conjunto Flamboyant. A estação ainda está na garantia, mas já passou duas vezes por problema elétricos que resultaram no despejo de esgoto no córrego ao lado, que serve de valeta de drenagem de águas pluviais.

Apesar da Torres Engenharia, responsável neste período de garantia, já ter tomado as medidas necessárias, moradores alegam que um cano em mal funcionamento está escorrendo o esgoto e liberando o forte cheiro.

Paula Santos, 26 anos, é técnica de enfermagem e mora na rua Adelino Sávio, próximo do córrego que recebeu os dejetos. “O odor vem para dentro de casa. Agora, com as chuvas e sol forte, fica ainda pior”, reclamou.

Segundo Paula, a população da região sofre com a situação desde o início das obras do condomínio Flamboyant. Ela se preocupa com o vazamento do esgoto nas ruas. “Eu tenho uma filha de oito anos e tem várias crianças que moram aqui, tem idoso acamado. Algumas pessoas da comunidade já falaram com a Prefeitura, mas a equipe só vem aqui quando acontece um estrago no esgoto do condomínio”, contou.

Em resposta, o diretor de Abastecimento da Saeg, Marcos Guimarães, garantiu que o córrego recebeu o esgoto “apenas” nos dois dias que a estação sofreu problemas técnicos. “No feriado do dia 12 de outubro houve um problema na parte elétrica. Uma placa na caixa de comando queimou e também deu problema no gerador. Foi aí que transbordou e o esgoto caiu na valeta. Mas isso foi arrumado e no dia 14 já funcionava normalmente”.

Sobre o outro caso que aconteceu na manhã do último dia 25, também na parte elétrica, Guimarães explicou que já no período da tarde o problema estava solucionado. “Essa ETE tem um emissário que joga o esgoto, depois de tratado, dentro do Rio Paraíba”. O período de garantia da estação é de quatro meses. Após este período, o serviço deve ser repassado para a Saeg (Companhia de Águas, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá), que assumirá a manutenção total da estrutura.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?