Nova troca de responsável paralisa obras no Mercadão de Guará

Com 50% de andamento, espaço comercial passa a ter Codesg como gerenciadora de reforma após rompimento contratual

Mercadão de Guaratinguetá; após rompimento contratual obras paralisadas devem ser concluídas pela Codesg (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A secretaria de Turismo de Guaratinguetá confirmou que as obras no Mercado Municipal devem ser concluídas pela Codesg (Companhia de Desenvolvimento) após a empresa EMC, vencedora da licitação, suspender os serviços no local. Aproximadamente 50% da reforma foram realizados e a expectativa é de que a revitalização seja entregue em dezembro deste ano.

Projetada para 2019, as obras do Mercadão serão entregues com atraso. A EMC Engenharia de Manutenção e Construção não dará continuidade aos serviços pois seu proprietário está com a saúde debilitada, segundo as informações do Executivo. Por isso, a empresa já comunicou a Prefeitura sobre a rescisão contratual.

A reforma tem sido realizada sem que seja necessário o fechamento do Mercado Municipal. Os permissionários continuam trabalhando durante o período de obras. “Existe sim uma conversa. Ele (empresário) já está providenciando os documentos necessários para a rescisão”, afirmou o secretário de Turismo, Mário Augusto Nunes.

Com a rescisão em vista, a Codesg vai assumir os serviços. A Companhia não precisa vencer licitação para prestar serviços públicos no município. “É uma obra de difícil realização. Com mais esse problema, nos organizamos e pedimos ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) pela substituição da empresa prestadora de serviço. Como se diz, está na manga a Codesg para assumir de fato e de direito para concluir a obra em questão”, finalizou.

A secretaria de Turismo vai fazer um levantamento das medições das obras executadas no Mercado Municipal para que seja determinado o valor projetado para pagamento da Codesg. Não foi divulgado quanto já foi investido na reforma e quanto deve ser pago até a conclusão dos trabalhos.

“É uma obra delicada que passou por algumas decorrências devido aos permissionários estarem presentes, mas eu acredito que até o final do ano, dentro do que foi planejado, nós teremos a obra entregue definitivamente. Com relação a efetiva obra realizada, acredito que temos na faixa de 50% concluída”, finalizou o secretário.

O Dade repassa os recursos à Prefeitura de Guaratinguetá de acordo com a conclusão das etapas das obras. O valor total do investimento é de R$ 2,9 milhões.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?