Moradores denunciam descaso com cemitério no Engenho D’Água

Falta de limpeza e abandono são as principais reclamações

O Cemitério do Engenho D’Água, em Guaratinguetá; situação de abandono revolta famílias do bairro (Foto: Colaboração)
O Cemitério do Engenho D’Água, em Guaratinguetá; situação de abandono revolta famílias do bairro (Foto: Colaboração)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Lixo acumulado, pneus velhos armazenados a céu aberto e falta de limpeza. Os moradores do Engenho D’Água, na zona rural de Guaratinguetá, enfrentam esses três problemas quando vão ao Cemitério da Saudade, no bairro.

O mato ocupa grande parte do espaço e invade as áreas dos túmulos. Segundo moradores, o local está assim há pelo menos quatro anos.

Entre as situações apontadas, a falta de limpeza periódica é a mais agravante. Segundo os moradores, o trabalho devia ser feito pelo menos semanalmente no local. “É desagradável ir ao cemitério e se deparar com uma montoeira de mato. Isso deixa o lugar com um aspecto sujo, sendo que é só cortar pelo menos uma vez por semana”, contou Maria Joana Coelho.

O acúmulo de pneus também preocupa. Com a chegada da época chuvosa, aumenta a preocupação com a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “A gente vê na televisão que em época de chuva devemos tomar cuidado. Só que no próprio cemitério tem pneus largados a céu aberto, tomando chuva. Alguns estão com água empossada, isso é um perigo”, denunciou Maria Joana.

José Henrique Reis também mora próximo ao cemitério. Ele contou que, além dos problemas relatados, o acúmulo de sujeira e o mato alto são propícios para o aumento do número de animais peçonhentos na área. “Esse devia ser um lugar ameno para as famílias, um lugar com respeito, mas fica difícil, porque é normal ver baratas e até ratos. E isso não é de hoje. Há pelo menos quatro anos a situação no cemitério é assim”.

O feriado de Finados, na próxima quarta-feira, já preocupa o morador, que espera que a Prefeitura realize ao menos o serviço de limpeza para que o espaço possa receber as famílias. “Estamos perto do dia 2, e a gente torce para que eles limpem o cemitério. É o mínimo a ser feito nessa época do ano”.

No cemitério do Pedregulho, os serviços de capinas foram feitos nesta semana. Procurada pela reportagem, a secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá, destacou em uma curta nota que “a exemplo do que é executado periodicamente em todos os cemitérios municipais, estão sendo realizados serviços de manutenção no Cemitério da Saudade, como pintura, capina e roçada, da forma como foi também implementado há 15 dias no Cemitério Municipal do Bairro do Pedregulho”.

A nota destaca ainda que “está em fase de acabamento a primeira etapa do ossuário, localizado na parte superior do cemitério” e que “quanto aos pneus que foram descartados irregularmente no local, já foi providenciado o seu recolhimento”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?