Moradores denunciam abandono de centro esportivo em Guará  

Famílias do Jardim Modelo cobram recuperação do ‘Chico Vaz’; área de lazer vira reduto de usuários de drogas

Centro esportivo abandonado Guará (2)
Mato alto toma conta do Centro Esportivo Chico Vaz, no Jardim Modelo; usuários de drogas ‘invadem’ local (Foto: Carlos Pimentel)

Lucas Barbosa

Guaratinguetá

Moradores do Jardim Modelo, em Guaratinguetá, há mais de três anos cobram da Prefeitura a recuperação do Centro Esportivo Chico Vaz, que atualmente vem sendo invadido por usuários de drogas. Recentemente o caso foi discutido na Câmara, que pede uma solução rápida para o descaso com a área de lazer.

Com o parque infantil, quadra poliesportiva e os vestiários parcialmente destruídos, as mais de duzentas famílias do Jardim Modelo são obrigadas a recorrer aos bairros vizinhos em busca de um lugar adequado para se exercitarem.

É o caso do representante comercial Sergio Manoel dos Santos, 31 anos, que todo final de semana se reunia com seus amigos de infância para jogar futebol no ‘Chico Vaz’, mas que nos últimos anos acabou mudando o ‘endereço’ dos jogos. “Agora a gente paga para jogar num lugar particular lá no Beira Rio. Não tem mais condições de jogar no ‘Chico’, está tudo sem marcação e os vestiários detonados. Além disso, as crianças perderam o parquinho porque os brinquedos estão quebrados e o matagal tampou tudo. Também temos receio de entrar ali, porque tem gente usando droga ali direto”.

De acordo com outro morador, que preferiu não se identificar, diariamente cresce o número de dependentes químicos que tem aproveitado o abandono do Centro Esportivo para usar drogas. “Já que quase ninguém usa a quadra, eles pulam a grade e vão ali perto do vestiário, ou no meio do mato, para fumarem crack e maconha. É triste saber que um lugar que era para servir de lazer, se tornou um antro de gente perdida”.

Legislativo – No final do mês passado, o presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD), apresentou uma indicação, aprovada por unanimidade, à Prefeitura cobrando a recuperação do Centro Esportivo Chico Vaz. Na ocasião, demais parlamentares também criticam a lentidão do prefeito Francisco Carlos (PSDB) em solucionar o caso.

Resposta – Em nota oficial, a Prefeitura informou que desde a última quinta-feira (1) uma equipe de manutenção está fazendo reparos no muro, alambrado e gramado do Chico Vaz. De acordo com o secretário de Esportes, Gustavo Mathídios, a Prefeitura está concluindo o projeto para construção de um novo vestiário e em breve será instalada também uma academia ao ar livre em frente ao local.  Já para a reforma da quadra, a pasta já solicitou e aguarda recurso federal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?