Marcus Soliva projeta para junho abertura de licitação do transporte público em Guará

Documento passa por reajuste e correção pelo Executivo; expectativa é de que seja finalizado no primeiro semestre

Passageiros aguardam para embarcar em ônibus do TUG; licitação  foi paralisada após gerar polêmica (Foto: Arquivo Atos)
Passageiros aguardam embarque em ônibus do TUG, na rodoviária; licitação foi paralisada após gerar polêmica (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O edital do processo licitatório para o transporte público em Guaratinguetá deve ser reaberto ainda no primeiro semestre deste ano. O prefeito Marcus Soliva (PSB) confirmou em entrevista coletiva nesta semana que o Executivo analisa o documento para abrir a licitação.

O discurso de Soliva é o mesmo do ano passado, quando o então vereador pediu que a Câmara derrubasse a licitação. Na época, ele apontou como principal motivo pela derrubada o modelo de escolha da empresa vencedora do certame, já que o valor da outorga definiria quem venceria a licitação.
À frente do Executivo, Soliva salientou que o documento está passando por um processo minucioso de análise, correções e alterações. Antes mesmo de abrir a licitação, ele garantiu que o valor da outorga não será mais decisivo, e sim melhor preço pela passagem. Atualmente o valor é de R$ 3,20.

Outras alterações no documento envolvem a autorização de publicidade nas traseiras dos ônibus e construção e manutenção de novos pontos, que ficarão como responsabilidade da empresa vencedora. “A empresa será obrigada a desenvolver o formato dos abrigos para os passageiros, para que não sejam bonitos e de fácil deterioração”, contou o prefeito.

As linhas deficitárias e a proposta pela gratuidade do transporte para idosos com idade acima dos sessenta anos estão sendo revistas. “Será discutido, já que quanto maior a gratuidade, maior também o impacto no preço do bilhete”, explicou.

Soliva colocou as condições do transporte público atuais como precárias e, também por isso, confirmou que a expectativa é de que o documento seja concluído até junho. “Fica sempre prestando um serviço precário, sem saber se vai continuar ou não, sem contrato, somente baseado no item necessidade pública de transporte coletivo”, concluiu.

Histórico – Em 2016, a licitação elaborada pela gestão Francisco Carlos Moreira (PSDB) foi impugnada graças a um pedido da Comissão de Transporte Público e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, mas no dia 31 de dezembro do ano passado o ex-prefeito reabriu o processo licitatório. Ainda em janeiro, Soliva retirou o documento para realizar as correções que estão sendo feitas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?