Linhas de ônibus municipais de Guará sofrem corte de 18% em horários por tempo indeterminado

TUG confirma medida como maneira de prevenção ao coronavírus; Mobilidade Urbana garante retorno de horários em casos de excesso de passageiros

Linhas de ônibus em Guará que já estão operando em horário reduzido por tempo indeterminado (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

As linhas do TUG (Transporte Urbano de Guaratinguetá) já estão operando com horários reduzidos de segunda-feira a sábado. A medida, tomada em conjunto entre a Prefeitura e a Rodoviário Oceano, visa a redução de veículos nas ruas, seguindo recomendação para que as pessoas evitem sair de casa. O número de passageiros nesta semana já é bem menor, na comparação com a última semana.

O acordo não tem prazo de validade e altera todos os horários de todas as linhas municipais, urbano e rural, de Guaratinguetá. Os ônibus farão de segunda-feira a sábado os horários fixados para sábado. São menos veículos nas ruas e um intervalo maior de tempo entre as partidas de ônibus. Aos domingos serão mantidos os horários de domingo. “Já iniciaram algumas ações, como limpeza constante dos ônibus e já começamos a redução de 17%, 18% de linhas atuantes do transporte de Guaratinguetá. Nos reunimos com a empresa e verificamos esses pontos. Se verificarmos que a quantidade de passageiros aumentou, devido a essa redução, de imediato vamos passar novas determinações para casos pontuais de responsabilidade da empresa”, garantiu o secretário de Mobilidade Urbana, Marco Antônio “Major” de Oliveira.

A determinação não tem prazo estimado pela secretaria, mas segundo Oliveira, se forem registrados casos de ônibus lotados ou horários com mais passageiros por veículo, a medida pode ser suspensa. O transporte complementar, que é feito como reforço dos ônibus, também sofreu readequações sobre horários e linhas de circulação, de acordo com o secretário.

“Em horários de pico, se houver constatação de passageiros em excesso, vamos colocar reforço ou retornar ao horário anterior. Isso será monitorado pela comunidade e pela própria secretaria”, respondeu o secretário, ao ser questionado sobre possível suspensão da alteração de horários dos ônibus.

Mudanças – Com menos passageiros, após as recomendações de que algumas pessoas trabalhem de casa e depois da determinação para mudanças nos horários de entrada de trabalhadores do comércio, a tendência é de que os ônibus das linhas municipais circulem mais vazios. Os horários impostos após as determinações podem ser acessados em guaratingueta.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?