Justiça determina e Zona Azul volta com parquímetros de duas empresas em Guará

Com impasse judicial, máquinas da AC Park e do Guaratinguetá Consórcio Rotativo vão dividir espaço

Parquímetro que funcionava em rua da região central de Guaratinguetá; cidade deve retomar Zona Azul (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O entrave judicial referente ao estacionamento rotativo de Guaratinguetá continua. A Justiça, que havia concedido uma liminar à AC Park, antiga prestadora do serviço no município, determinou que o Guaratinguetá Consórcio Rotativo inicie os trabalhos imediatamente. O grupo venceu a licitação para administrar as vagas das zonas azul e verde no ano passado, mas, após o fim do certame, teve início uma disputa judicial com a antiga prestadora.

Desde que a AC Park ganhou uma liminar judicial em dezembro do ano passado, todo processo para instalação de parquímetros do Guaratinguetá Rotativo foi suspenso. Em dezembro, tiveram início as remoções das máquinas do consórcio e em janeiro as instalações da AC Park. Dois meses depois, a situação é inversa. A Prefeitura não fará remoção das máquinas da antiga prestadora de serviços e manterá os parquímetros das duas empresas. “Já nos reunimos com representantes da Guaratinguetá e iniciaram a questão operacional, que seria a instalação de parquímetros no município. Nesta semana estão em andamento as providências quanto a base do parquímetro, para posteriormente instarem as máquinas. Quanto aos equipamentos da AC Park, não serão retirados do local. Eles permanecem no local até que tenhamos uma definição judicial a respeito”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Marco Antônio ‘Major’ Oliveira.

Segundo o secretário, a retomada do contrato é imediata, mas os prazos para retorno das operações nas vias da cidade variam de acordo com a demanda operacional da empresa. Na próxima semana, os parquímetros serão instalados. Em seguida, será a fase de contratação de funcionários, treinamento da equipe, comunicado aos condutores e, por fim, o início dos serviços práticos ligados às zonas azul e verde. “Tudo se volta em relação ao último contrato. São 1.140 vagas, lembrando que temos a Zona Azul e Zona Verde, com preço de 50%. Buscaremos também a parte expressiva da divulgação quanto a utilização por parte dos usuários para que possa ter mais facilidade do estacionamento rotativo”, concluiu Oliveira.

A Prefeitura tem cumprido com as determinações judiciais, segundo o secretário. Os contatos com as empresas são feitos com frequência, de acordo com os posicionamentos da Justiça. A cidade não conta com um estacionamento rotativo desde setembro de 2018. Em 2019, a promessa era de que o sistema seria iniciado em dezembro, após a conclusão da licitação.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?