Jardim Esperança denuncia descarte irregular de entulho

Preocupação aumenta com época chuvosa e despejo de materiais como pneus e mobília doméstica

Acúmulo de entulhos em área irregular no Jardim Esperança; moradores cobram ação da Prefeitura (Foto: Leandro Oliveira)
Acúmulo de entulhos em área irregular no Jardim Esperança; moradores cobram ação da Prefeitura (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O descarte irregular de lixo e entulho em Guaratinguetá parece ter-se tornado um hábito ao longo dos últimos meses. Pontos impróprios para o despejo dos materiais são usados por moradores dos próprios bairros, ou de outras regiões da cidade. Dessa vez, são as famílias do Jardim Esperança que reclamam da ação em uma das ruas do bairro.

No local são despejados lixos domésticos e entulhos como aparelhos de TV, eletrodomésticos, sofás, estantes e armários velhos. Outros materiais constantemente encontrados pelos moradores próximos ao local são pneus e garrafas de vidro e pet.

O acúmulo dos materiais tem deixado os moradores preocupados com a possível proliferação da larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “É normal a gente ver uma grande quantidade de lixo, mas a gente fica preocupado com a dengue. Se chover, vai acumular água e a nossa preocupação só aumenta, porque estamos entrando em uma época chuvosa”, contou Paulo Bernardes, que também mora no Jardim Esperança.

A área utilizada como ponto de descarte fica na rua Francisco Amâncio Carvalho, próxima a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo).

Outro morador contou que a Prefeitura faz o trabalho de retirada do lixo, mas é a própria comunidade que despeja o entulho de forma irregular. “Ela (Prefeitura) limpa de vez em quando o terreno, mas não adianta limpar, se são as próprias pessoas que voltam a jogar lixo. Fica limpo algumas horas, e logo depois já tem entulho de novo”, ressaltou Tadeu de Oliveira.

Em nota, a secretaria de Serviços Urbanos garantiu que realiza a limpeza de áreas públicas que são alvo de descarte ilegal de entulho, de acordo com o texto, “sempre que constatado o ilícito”. Nos casos de terrenos particulares, a pasta notifica o proprietário para que faça a limpeza conforme a Lei Funcoc ((Fundo de Custeio de Construção e Conservação). “O prazo declarado na notificação, se a limpeza do terreno não foi realizada, é aplicada a multa, o que não invalida o objeto da notificação”.

Ainda segundo a nota, nos locais onde há registro de reclamações pelo descarte de entulhos, a secretaria tem atuado na remoção do material, conforme o cronograma de serviços. A Prefeitura ressaltou que o morador deve denunciar o descarte irregular de lixo pelo telefone: 3133-6080 (secretaria de Serviços Urbanos).

Recorrente – O descarte irregular de entulho não é exclusividade do Jardim Esperança. Neste ano, moradores da Cohab, Nova Guará, Campinho e Beira Rio também se queixaram da mesma situação. Na época, o chefe do Departamento de Resíduos do Saeg, Henrique Caldeira, confirmou o problema e garantiu que a empresa realizava os serviços de limpeza, mas os próprios moradores continuavam descartando o entulho.

Ele também contou que apenas o Parque Ambiental do Santa Luzia é o local adequado para receber os resíduos, e que qualquer depósito em área pública é proibido. Caldeira ressaltou que a ação é considerada infração por crime ambiental, e quem for flagrado descartando irregularmente poderá ser multado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?