Ingressos esgotados, retorno da maior campeã e disputa acirrada por título marcam expectativa para desfiles

Arquibancadas devem ter público recorde com mais de 5,4 mil pessoas; Mocidade quer o bicampeonato, mas Acadêmicos, Embaixada, Tamandaré e Bonecos prometem Carnaval com disputa acirrada na Getúlio Vargas

O sorriso da bela passista; desfiles dominam a folia em Guaratinguetá (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Ponto alto do Carnaval de Guaratinguetá, o desfile competitivo entre as escolas de samba será realizado na próxima terça-feira. Com cinco agremiações em 2020, a passarela do samba vai receber um público de mais de 5,4 mil pessoas. Os ingressos, que tiveram vendas iniciadas na terça-feira passada, se esgotaram um dia depois. A grande procura pelos tíquetes mostra que a retomada dos desfiles, em 2018, acirrou a disputa pelo título de principal agremiação da região.

De volta após não ter desfilado no ano passado, a Embaixada do Morro, maior campeã da cidade com 17 títulos, vai abrir o desfile na Presidente Vargas. A vermelha e branca do Alto das Almas retorna com força à competição e ajusta os últimos detalhes antes de ir para a avenida. Com setecentos componentes, a agremiação promete surpreender. “A bateria tem o nome de Aloka não é por acaso, já fez pirâmide na avenida, tocando, já fez muita coisa. Nesse ano a gente continua com essa linha de sempre ter surpresas, e nesse ano nós termos outras surpresas, podem esperar. Nosso enredo é sobre ‘A História do Vidro’, já que ele tem uma história muito importante na transformação do mundo”, contou o mestre de bateria da Embaixada, Zé Carlos.

Campeã em 2018 e vice-campeã em 2019, Acadêmicos do Campo do Galvão está com sede de título. A “morada do samba”, como é conhecida, caso conquiste o troféu neste ano, empata com a Embaixada entre maiores campeãs da cidade. O enredo da escola é “Da semelhança concebida à plenitude da perfeição, somos imagens refletida, espelho da criação”. São esperados 700 componentes na avenida e a bateria Ritmo Quente promete muitas surpresas para este ano.

A verde e rosa de Guaratinguetá tem como madrinha a Estação Primeira de Mangueira. Os Bonecos Cobiçados, agremiação do Campinho, prometem um desfile bem diferente do realizado no ano passado. Com fantasias confeccionadas em Guaratinguetá e outras compradas no Rio de Janeiro, a escola de samba quer competir de igual para igual com as demais concorrentes e espera brigar pelo título. Cerca de quinhentos componentes são aguardados para a próxima terça. “O enredo ‘Verde que te quero rosa’ é para contar a história do Cartola e da Mangueira, e também que são as cores da nossa escola. Sobre as fantasias, a gente tenta fazer a confecção no Vale do Paraíba, mas as vezes falta mão de obra. Isso nos fez comprar fantasias no eixo Rio e São Paulo, para fazermos um Carnaval mais competitivo”, contou o presidente dos Bonecos, Caetano Ribeiro.

Atual campeã e cotada como uma das principais favoritas, a Mocidade Alegre do Pedregulho quer o bicampeonato consecutivo e o terceiro título de sua história. As alegorias, fantasias e alas vão contar sobre a história de São Jorge ao longo das eras. Com muitos detalhes em dourado, os carros alegóricos da agremiação chamam atenção pelo tamanho e luxuosidade. “Nós não cobramos a fantasia, a gente empresta e depois é devolvida. Serão setecentos componentes, ainda temos vagas em algumas alas, é só vir até a sede à noite. Sempre tem alguma coisinha para ajustar no final, mas está tudo dentro do cronograma, com relação as alegorias e fantasias”, contou o carnavalesco Ailton Cunha.

Terceira maior campeã de Guaratinguetá, a Unidos da Tamandaré encerra o Carnaval com o enredo “Amantikir – A serra que chora”. A agremiação promete levar uma variedade de cores e luxuosidade para a Presidente Vargas, em busca de mais um troféu. A Tamandaré vinha numa sequência de dois títulos seguidos, quando teve sua hegemonia quebrada pelo Acadêmicos, há dois anos. Wander Pires é a voz principal da escola azul e branca.

Horários – Os desfiles têm previsão para início às 20h de terça-feira e encerramento às 5h de quarta-feira. A apuração será realizada quarta-feira à tarde, na Câmara Municipal de Guaratinguetá.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?