Homenageando o brasileiro, Acadêmicos do Campo do Galvão vence o Carnaval de Guará

Morada do Samba conquista o 16º título, desbancando a Unidos da Tamandaré; samba enredo trouxe história e toque carioca à avenida Presidente Vargas

Festa no galpão da Campo do Galvão, que comemorou seu 16º título no Carnaval de Guará; samba enredo homenageou povo de Guará (Foto: Leandro Oliveira)
Festa no galpão da Campo do Galvão, que comemorou seu 16º título; samba enredo homenageou povo de Guará (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Com investimento próximo dos R$ 200 mil, a escola de samba Acadêmicos do Campo do Galvão superou as quatro rivais e ficou com o título do Carnaval de Guaratinguetá, marcado pela retomada da festa na cidade, que ficou sem os desfiles por três anos, com corte de gastos do governo municipal. A apuração que terminou com o 16° título da agremiação foi marcada pela disputa ponto a ponto com a Unidos da Tamandaré e o baixo número de notas 10.

Cotada como principal favorita ao tricampeonato consecutivo, a escola da Tamandaré esbanjou imponência e elegância no desfile da última terça-feira. Parelho à ela, o Acadêmicos fechou a noite de desfiles com um verdadeiro show na avenida Presidente Vargas e uma apresentação de gala da bateria ‘Ritmo Quente’, única a gabaritar e tirar três notas 10 neste ano.

A Tamandaré liderava a apuração até o quesito ‘fantasia’, quando o Acadêmicos ultrapassou a azul e branca e abriu vantagem na disputa. Na ‘bateria’ a agremiação do Campo do Galvão ampliou a diferença para 0,7.

A escola venceu com 267 pontos, dois a mais que a agremiação de Tamandaré, que chegou a 265 pontos. A terceira colocação ficou com a Embaixada do Morro.

“O título veio da união de esforços, da comunidade, diretoria e todos os envolvidos. Está aí a surpresa, ganhamos o Carnaval”, desabafou o presidente da escola, Marcos Cesar Abreu, o Canário.

O tom de Canário foi o mesmo reproduzido pelos integrantes da agremiação, na quadra da escola no Campo do Galvão. Com a taça nas mãos, a comunidade comemorou a vitória e alfinetou as rivais. As notas máximas no quesito bateria também foram evidenciadas pelos torcedores, que festejaram ao som da “bateria 30”, em alusão aos três 10.

A escola ainda abocanhou quatro estandartes de ouro, dos quesitos comissão de frente, samba, enredo e evolução. A Embaixada do Morro, terceira colocada, ficou com os estandartes de fantasia, bateria, mestre sala e porta bandeira e harmonia. A Tamandaré ficou com o estandarte de alegorias e adereços.

Ao todo foram distribuídas 135 notas e apenas 21 notas 10, sendo dez delas para a campeã deste ano. Além do Acadêmicos, da Tamandaré e da Embaixada, completaram a classificação final as escolas Bonecos Cobiçados e Mocidade Alegre do Pedregulho.

Desfile – Os campeões foram os últimos a se apresentar na avenida. A Acadêmicos do Campo do Galvão levou à Avenida do Samba um enredo que homenageou o povo brasileiro, passando por toda a história do Brasil, com direito a críticas e um toque da “capital do Carnaval”, com direito à participação do casal Claudinho e Selminha Sorriso, mestre-sala e porta-bandeira da Beija Flor, que apresentaram a escola do Campo do Galvão na avenida.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?