Guará prorroga contrato para apreensão de animais

Reclamações de cavalos e gado soltos nas estradas têm sido frequentes; nova licitação deve ser realizada pela Prefeitura

Cavalos soltos na estrada voltam a preocupar motoristas em Guaratinguetá; Prefeitura amplia convênio com empresa para apreensão (Foto: Arquivo Atos)
Cavalos soltos na estrada voltam a preocupar motoristas em Guaratinguetá; Prefeitura amplia convênio com empresa para apreensão (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

A informação sobre um possível fim do contrato com a empresa de apreensão de animais tem sido motivo de preocupação para os moradores de Guaratinguetá, devido aos riscos de acidentes. Cavalos e bois são registrados frequentemente, muitas vezes à noite, soltos pelas vias da cidade.

A moradora do bairro Village Santana, Monique Vantine, afirmou que sempre vê animais soltos próximo ao bairro. “É direto. E quando é à noite, fica ruim, porque a visibilidade já não é muito boa e, às vezes, o animal tem pelo escuro, então o risco de acidente é muito grande. A gente não sabe mais a quem recorrer, porque os donos desses bichos (sic) não tomam jeito”.

De acordo com a Prefeitura, o contrato existente com a empresa Rodrigo César Garcia Valinhos ME, responsável pela captura, depósito e guarda domésticos de animais de pequeno, médio e grande porte, venceria no último dia 1º, mas após uma reunião, houve a decisão de prorrogá-lo por mais seis meses, já que não haveria tempo hábil para realização de uma nova licitação.

O secretário de Serviços Urbanos, Crysantho Ferreira, afirmou que na reunião foram acertadas questões apresentadas pela empresa. “Num primeiro momento, já sabendo através da imprensa falada e escrita, acionamos já na primeira semana os responsáveis pela firma, que não é daqui de Guaratinguetá, para uma conversa e ver as dificuldades, o que havia de problemas pra gente equacionar. Enfim, fazer funcionar esse serviço”.

Um dos problemas apresentados foi a falta de um telefone fixo para comunicação entre os moradores e empresa para denúncia de animais soltos em vias públicas.

De acordo com Ferreira, mesmo apresentando as dificuldades, a empresa terá de cumprir com as obrigações contratuais. “A gente sabe que um dos grandes problemas é o contato via fone, que essa firma dispões de telefone celular para contato e o telefone fixo. Quem sabe, seria o ideal, mas como a firma está instalada em perímetro entre a zona urbana e rural, existia uma dificuldade alegada por eles na instalação de um telefone fixo pra facilitar o contato da firma com os moradores. Disponibilizamos o telefone da secretaria de Serviços Urbanos para quando houver esse problema no contato”.

O morador do bairro Tamandaré, Vinicius Braga, contou que quase se acidentou recentemente. “O risco é grande. A gente precisa ter muita atenção, porque mesmo com a empresa agindo, voltam a aparecer outros animais por aqui. Ainda mais com a proximidade com que temos com o bairro dos Mottas, é comum ter animal passeando aqui pela rua.”
Para contatar a empresa, o morador deve ligar no (12) 9-96435118.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?