Guará na fila por Atividade Delegada

“Bico oficial” está em fase de análise técnica da Polícia Militar e Estado

Policiais militares durante atuação no centro de Guaratinguetá; cidade quer atividade delegada para reforçar segurança (Foto: Carlos Pimentel)
Policiais militares durante atuação no centro de Guaratinguetá; cidade quer atividade delegada para reforçar segurança (Foto: Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

A Atividade Delegada, que prevê que policiais militares trabalhem para a Prefeitura em seus dias de folga e recebam uma remuneração extra, está em processo de implantação em Guaratinguetá. Conhecida como bico oficial para policiais militares, o convênio é solicitado constantemente pelos vereadores e população da cidade.

Segundo o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Guará, o capitão Geraldo Nogueira, o projeto está na fase de análise técnica por parte da PM em São Paulo e jurídica por parte da SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado. “O processo já está bem avançado. A Polícia assessorou a elaboração das minutas do convênio juntamente do Poder Executivo e já foram encaminhadas até um órgão da secretaria de Segurança Pública para análise técnica e definição de alguns detalhes”, explicou.

Para que o convênio tenha início na pratica, é preciso a aprovação por parte da PM e da SSP. “A SSP precisa estudar todos os convênios que o Estado firma com os municípios e são muitos convênios e muitas cidades, por isso, o processo é demorado. Ainda não dá para saber quando os policiais irão começar as atividades na cidade”, salientou Nogueira.

Os salários serão pagos pela Prefeitura, mas os policiais devem utilizar a mesma estrutura que o Estado oferece. O serviço no município deve contar inicialmente com seis homens por dia. “Após a liberação da SSP, a Atividade Delegada é implantada. É um grande auxílio e o resultado satisfatório, haja vista as cidades que assinaram o convênio tiveram diminuição na criminalidade”, salientou o comandante da PM.

Na Câmara – O vereador João Pita Canettieri (PSB) solicitou na sessão da última quinta-feira informações sobre as medidas tomadas para intensificar o Policiamento na região central de Guaratinguetá.

“Recentemente nós acompanhamos o caso, onde a primeira-dama de Guaratinguetá, Dona Regina foi assaltada no centro da cidade, por um homem de bicicleta que levou a bolsa com os pertences dela. Graças ao bom trabalho da PM e a tecnologia, ela teve tudo recuperado. Acredito que, se tivéssemos na cidade a Atividade Delegada e câmeras de monitoramento, muitos casos desses não iriam ocorrer”, comentou.

Pita ressaltou que, há quatro anos, os parlamentares vem cobrando o Poder Executivo a implantação da Atividade Delegada, além das câmeras de monitoramento, porém, sem sucesso. “O convênio já existe, o que tem que ser feito é, o prefeito cobrar do chefe da PM agilidade no andamento do processo, pois vai ajudar muito na segurança da cidade”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?