Guará investe em iluminação e videomonitoramento

Em quatro meses de trabalho da Prefeitura, programa instalou setecentos novos pontos de luz

Rua iluminada, em pacote de ação da Prefeitura de Guaratinguetá; cidade aposta na reestruturação (Foto: Divulgação)
Rua iluminada, em pacote de ação da Prefeitura de Guaratinguetá; cidade aposta na reestruturação (Foto: Divulgação)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

A secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana informou que, nos últimos quatro meses, cerca de setecentos pontos de luz foram instalados em Guaratinguetá. Essa é uma das medidas de segurança adotadas pelo programa “Mais Luz”, em parceria com a empresa EDP Bandeirantes. Além da nova iluminação, câmeras de segurança e o COI (Centro de Operações Integradas), que deve ser entregue em dezembro, prometem reforçar a segurança da população e turistas.

O investimento vem como medida de reverter dados sobre a violência. Guaratinguetá é a vice-líder entre as cidades com maior taxa de homicídio no Estado de São Paulo. Para cada cem mil habitantes, ela registra 17,15 mortes. Segundo o secretário da pasta, Marco Antônio de Oliveira, o projeto “Mais Luz” abrange 85% da cidade. “A quantidade é maior para bairros como Jardim do Vale 2, Jardim Rony, a estrada Presidente Tancredo Neves”, afirmou.

Oliveira explicou como é feita a escolha dos locais para iluminação. “Temos uma equipe que verifica os pontos de maior necessidade. O morador pode também solicitar, preenchendo um formulário na Prefeitura que será encaminhado para nós, ou pode ligar no telefone 3128-7700. A Polícia Militar também tem verificado pontos, através do policiamento preventivo”.

O COI deve ficar na secretaria e monitorar as quarenta câmeras de segurança da cidade. “A maior parte das câmeras são instaladas no centro, e as outras nas principais avenidas. Pretendemos, no ano que vem, aumentar essa quantidade de câmeras no município, abrangendo áreas internas dos bairros”, explicou. A Prefeitura também está conversando com a secretaria Estadual de Segurança para fechar um convênio que irá implantar o sistema de monitoramento inteligente Detecta.

Trânsito – A secretaria investiu em pintura de sinalização de trânsito, e programas com escolas e empresas para conscientizar sobre o tráfego. Com isso, a cidade bateu a meta do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), na redução de óbitos em acidentes de trânsito. “Verificamos um retorno positivo com essas ações, como a diminuição de acidentes, principalmente os com vítimas”, afirmou Oliveira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?