Guará ganha escritório da Junta Comercial do Estado e Via Rápida

Jucesp atende 16 cidades da região; serviços de alterações contratuais e registros empresariais devem ter mais agilidade

Descerramento de faixa inaugural da sede da Jucesp em Guará; atendimento promete auxiliar consumidor (Foto: Leandro Oliveira)
Descerramento de faixa inaugural da sede da Jucesp em Guará; atendimento promete auxiliar consumidor (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Um evento realizado na noite da última segunda-feira marcou a inauguração da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), em Guaratinguetá. O escritório de atendimento da Junta está anexo ao prédio da Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá), e atende desde o último dia 10.

A unidade vai atender 16 cidades do Vale do Paraíba, e boa parte do atendimento também poderá ser feita online.
A Jucesp é um órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, subordinada tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração, que faz parte de secretaria da Micro e Pequena Empresa. Na região, o escritório regional da Junta fica em São José dos Campos. O diretor regional da Jucesp, Alcides Spirandeli, explicou os serviços na unidade de Guaratinguetá. “Serão realizados os serviços de alterações contratuais e registros de novos contratos de empresas. O empresário quando quer abrir ou fechar a empresa, fazer alteração de contrato social, mandar malotes para o contato, para tudo isso ele tem muita burocracia, leva muito tempo. Com a Jucesp, esse tempo diminui muito”, contou Spirandeli.

O diretor disse ainda que toda a parte de análise de contratos e alterações contratuais será feita em Guaratinguetá, e posteriormente encaminhada para análise em São José dos Campos. Para Spirandeli, essa opção dá ao empresário da região um incentivo para que novas micro e pequenas empresas possam surgir. “Vai facilitar a abertura de empresas, por conta de registros contratuais. Isso é um trabalho que beneficia os comerciantes e possíveis novos empreendedores que queiram se instalar no Vale do Paraíba”, concluiu.

A região conta com três unidades da Jucesp, em São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba. Para o presidente da Aceg, Alexandre Dias, a implementação do serviço em Guaratinguetá representa a modernização do serviço prestado. “É um grande avanço para os empresários da região. Com esse atendimento, eles podem melhorar e se desenvolver com mais facilidade”.

Apoio – Ainda na noite de segunda-feira foi inaugurado o atendimento do Via Rápida. O programa tem como objetivo dar a empresários locais e à população serviços de forma rápida e unificada. “Como já existe o Poupa Tempo e outros órgãos de atendimento rápido, nós estamos tentando implementar esse tipo de serviço. Acredito que dará certo. Temos condições de resolver problemas e dúvidas dos empresários online. Mesmo que seja feito um atendimento presencial, nós conseguimos atender e resolver no mesmo dia”, garantiu Dias.

Podem se registrar na Jucesp, empresário (antiga firma individual), empresa individual de responsabilidade limitada, sociedades empresárias: limitada, anônima, cooperativas, consórcios, grupos e filiais de sociedade estrangeira e empresa pública. Em Guaratinguetá, a maior parte do serviço será feito online, e apenas um funcionário está trabalhando presencialmente no escritório.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?