Guará estuda novos radares e lombadas para evitar acidentes

 

Trânsito avalia como positivo fase experimental da fiscalização eletrônica

Técnico desativa radar na avenida Juscelino Kubitischek (Foto: Divulgação)
Técnico desativa radar na avenida Juscelino Kubitischek (Foto: Divulgação)

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

A prefeitura de Guaratinguetá está licitando novos radares para coibir a excesso de velocidade nas principais vias da cidade.

Em setembro do ano passado, os radares fixos e móveis começaram a funcionar, em Guaratinguetá. No início, a instalação dos equipamentos foi muito criticada pela população, mas os motoristas se acostumaram com a fiscalização eletrônica, que apresentou uma considerável redução no número de acidentes. Porém, com menos de um ano de funcionamento, os aparelhos de radares fixos e móveis foram retirados.

Segundo o coordenador de Trânsito, Marcelo Pazzini, os radares foram contratados em caráter experimental para uma avaliação da melhora da fluidez do tráfego local. O contrato se encerrou, mas uma nova licitação para a contratação do serviço já está em andamento. “Era uma prestação de serviço de locação de equipamento que teve seu contrato findado e achamos por bem retirar os radares. Era uma questão piloto, um experimento dos locais para ter a certeza da viabilidade da presença dos radares. Constatada a eficácia da fiscalização eletrônica, uma nova licitação está em andamento para a que os aparelhos sejam instalados novamente”, explicou.

Pazzini ressaltou que as multas computadas no período em que os aparelhos estavam em funcionamento serão válidas. “O aparelho estava em funcionamento e teve a aferição e liberação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Era um experimento dos locais, mas a veracidade dos equipamentos não estava em questão.”

Para a próxima licitação, há a possibilidade da contratação de lombadas eletrônicas, que devem ser colocadas em diversos locais da cidade, principalmente perto de igrejas e escolas.

O coordenador de Trânsito afirmou que a nova licitação deve ser publicada nos próximos dias e, em menos de dois meses deve ocorrer a assinatura do contrato. “Nossa intenção nesta nova licitação é ampliar a fiscalização com os radares móveis, abrangendo novos locais onde se faz necessário e manter os fixos nos mesmos locais.”

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?