Guará aguarda exame sobre paciente de 87 anos morta com suspeita de coronavírus

Moradora de Cachoeira Paulista, atendida no hospital Frei Galvão, teve contato com familiar que também tem sintomas

Centro de Diagnóstico no Frei Galvão; hospital aguarda exame de paciente com morte suspeita por Covid-19 (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Uma paciente de 87 anos morreu com suspeita de coronavírus em Guaratinguetá. A idosa era moradora de Cachoeira Paulista e estava internada com sintomas de Covid-19, no Hospital Frei Galvão, desde o último domingo (22).

A mulher teve contato com um familiar, que também apresenta sintomas de coronavírus. A morte foi registrada na última terça (24). A secretaria de Saúde de Guaratinguetá informou que os resultados dos exames feitos com a idosa ainda não foram encaminhados pelo Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o setor de saúde do município, a idosa deu entrada no hospital com tosse, febre, falta de ar e baixa saturação de oxigênio. Ela era portadora de doença cardiovascular crônica e obesidade. A paciente foi internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e utilizou um dos leitos com suporte ventilatório, que são utilizados para tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus.

Em nota, a secretaria informou que a idosa tinha histórico de comprometimento pulmonar. “Na ficha epidemiológica não há esse relato (de contato com pessoas com casos confirmados de coronavírus). Informações extraoficiais, porque as os oficiais são as que estão na ficha, informam que sim. Mas a ficha não relata esse contato com outras pessoas. As informações não oficiais é de que ela teria tido contato com um familiar de caso suspeito, mas na ficha epidemiológica não consta”, explicou a secretária de Saúde, Maristela Macedo.

Segundo o último levantamento epidemiológico de Guaratinguetá, a cidade tem 26 casos suspeitos e sete pessoas seguem internadas. Os pacientes aguardam os resultados dos exames. A secretária explicou que a morte registrada no município também depende da confirmação laboratorial de diagnóstico ou não de Covid19. “O quadro é de que alguém notificou suspeita na senhora de 87 anos e essa paciente, que foi notificado, morreu ontem por volta das 16h30”.

Internações – De acordo com a secretária, os pacientes internados tem perfis parecidos com o da idosa de 87 anos e apresentam sintomas respiratórios. Alguns dos pacientes têm possíveis contatos com outros casos suspeitos, e outros não. “Como o ministro declarou a situação de transmissão comunitária, as pessoas que entram e é considerado caso suspeito, é feita a notificação”, concluiu.

Ainda de acordo Maristela Macedo, nenhum dos sete pacientes internados teve contato com pessoas diagnosticadas com coronavírus.

Os pacientes com suspeita ficam isolados dos demais enfermos. Quando há necessidade de internação na UTI, o Hospital Frei Galvão reservou um espaço exclusivo para eles. Nem todos os pacientes que estão na UTI necessitam de ventilação mecânica, de acordo com a secretária.

Preocupação – Esse é o segundo caso de morte suspeita de pacientes de Cachoeira Paulista. No último domingo, um homem, que estava internado na Santa Casa da cidade, morreu com sintomas de coronavírus. Assim como no caso registrado em Guaratinguetá, os resultados dos exames feitos com o paciente ainda não chegaram ao município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?