Guará aguarda câmeras de segurança para reforçar combate a criminalidade

Equipamentos de videomonitoramento têm previsão de instalação em novembro; construção de Centro de Operações Integradas entra na fase final de ajustes

Sala de videomonitoramento; Guaratinguetá espera implantar sistema de vigilância no início de novembro (Foto: Arquivo Atos)
Sala de videomonitoramento; Guará espera implantar sistema de vigilância no início de novembro (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A segurança pública é um dos principais problemas em todo o País. Na região não é diferente. O Vale do Paraíba figura entre as primeiras posições nas regiões do Estado de São Paulo quando o assunto é violência. Uma alterativa para frear as estatísticas criminais em Guaratinguetá é a implantação das câmeras de vídeomonitoramento, que deve acontecer até novembro. A medida é promessa de campanha do prefeito Marcus Soliva (PSB), e sairá do papel graças a uma parceria entre município e Estado.

O COI (Central de Operação Integrada) está em fase final de construção, segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade, Marco Antônio de Oliveira. Ao todo serão instaladas quarenta câmeras, e as ações serão realizadas de forma integrada, inclusive com a Polícia Militar. Outras cem poderão ser instaladas nos próximos meses, já que as quarenta confirmadas são da primeira etapa, e terão como destino a região central.

A verificação será feita através do portal eletrônico, por meio do Sistema Detecta, como salientou o secretário. “Nós vamos contar com integração por meio da PM. Com o portal, será feita uma checagem e transmissão de dados. Se for constatada alguma infração, será possível transmitir as informações no mesmo momento para a Polícia Militar”.

No Vale, cidades como São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba contam com o COI, sendo que Pindamonhangaba, busca ampliação do sistema. Em Guaratinguetá, a licitação foi aberta em março.

A instalação das câmeras foi uma das promessas de campanha de Soliva durante as eleições de 2016. No ano passado, o prefeito afirmou que até o fim de 2018 o projeto sairia do papel.

Através das imagens será possível checar informações iniciais, como placa de veículos e se os mesmos foram objeto de furto. A transmissão será feita em tempo real.

Outra utilidade dos equipamentos será a fiscalização de possíveis infrações de trânsito, como dirigir sem cinto de segurança, falando ou manuseando celular ou direção perigosa.

Estatísticas – Nos primeiros sete meses do ano foram registrados 19 homicídios dolosos (quando há intenção de matar), 23 tentativas de homicídios, 10 estupros e um total de 254 roubos, incluindo roubo de carga, veículos e outros. O número de furtos ultrapassou 510 ocorrências. As informações são oficiais e foram publicadas pela secretaria de Segurança Pública do Estado.

O contrato assinado para instalação das câmeras e serviço de monitoramento tem duração de cinco anos. O investimento é de mais de R$ 4 milhões durante todo o período, com pagamentos mensais de R$ 80 mil. A unidade do COI ficará na avenida Juscelino Kubitscheck.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?