Governo indica preço mais baixo em vagas próximas a hospitais na “nova zona azul”

Secretário acredita que Guará pode abrir licitação ainda neste ano; pastas discutem detalhes até o dia 14

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Parquìmetro instalado em rua na região central de Guaratinguetá; sistema conta com valores mais baixos para áreas próximas a hospitais (Foto: Juliana Aguilera)
Parquìmetro instalado em rua na região central de Guaratinguetá; sistema conta com valores mais baixos para áreas próximas a hospitais (Foto: Juliana Aguilera)

A licitação da zona azul entrou em fase final de conclusão em Guaratinguetá. Uma reunião nesta semana acertou os detalhes do documento, que terá o edital licitatório aberto ainda neste ano para escolha da nova empresa que vai gerenciar o estacionamento rotativo. Foi confirmado pelo município que as vagas próximas às unidades hospitalares terão valores mais baratos.

A cobertura da zona azul em Guaratinguetá atende, em especial, a região central da cidade, além de bairros como São Benedito, Campo do Galvão e Pedregulho.

Unidades hospitalares como a Santa Casa e o Frei Galvão também têm vagas demarcadas aos arredores, o que gerava polêmica durante o funcionamento do estacionamento rotativo. Motoristas e pacientes se queixavam de precisar pagar pelo espaço.

Para a nova licitação, o Executivo trabalha com a possibilidade de reduzir a cobrança para as vagas próximas aos hospitais. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antônio de Oliveira, o Major Oliveira. Segundo o chefe da pasta, a iniciativa foi proposta nas primeiras discussões e acabou bem recebida.

“Seria uma tarifa diferenciada nessas localidades”, afirmou. “Essa é a nossa ideia, manter (a cobrança) até mesmo pelo resultado positivo pelo nosso objetivo principal que é a rotatividade, ou seja, sempre que houver necessidade, haverá vaga disponível. A ideia inicial é um preço diferente nessas regiões”, explicou o secretário, ao se referir sobre a tarifa para vagas próximas aos hospitais.

O número total de vagas cobertas pelo novo estacionamento rotativo será de oitocentas, com a possibilidade de se chegar a 2,5 mil. A quantidade foi definida em comum acordo entre as secretarias de Mobilidade, Administração e o departamento de Licitação. A modalidade utilizada no novo contrato e a outorga pelo serviço também estão sendo discutidas.

O Executivo publicou em seu site oficial uma página aberta para que a população possa deixar sugestões até o dia 14. Após esse período, serão recolhidas as ideias, e ainda neste mês será publicado o edital de licitação. No cronograma natural de licitações, o prazo para escolha da empresa vencedora deve ser entre os meses de janeiro e fevereiro.

Extensão – As vagas da zona azul serão praticamente as mesmas utilizadas pela antiga prestadora de serviço. A principal área de cobertura vai continuar sendo o Centro. Foi confirmada pelo secretário a informação de novas demarcações de vagas nos arredores da Rodoviária de Guaratinguetá, que contavam com marcações próximas à escola Conselheiro Rodrigues Alves.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?