Festival Gastronômico do Arroz chega a 11ª edição em Guará

Evento segue até domingo com variedade gastronômica e apresentações artísticas

Festival tem o arroz como  principal especiaria para pratos típicos (Foto: Reprodução)
Festival em Guará tem o arroz como prato principal da culinária típica; evento segue até domingo com shows (Foto: Reprodução)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Lançada na última sexta-feira, a 11ª edição do Festival Gastronômico do Arroz de Guaratinguetá é o destaque do final de semana na cidade. Além de uma série de pratos típicos, o evento conta com shows gratuitos.

A cidade é uma das principais produtoras de arroz no estado de São Paulo. Anualmente, o Círculo Italiano de Guaratinguetá promove a festividade, que tem como acompanhamento principal o arroz plantado e colhido.

No município uma das regiões com mais campos de plantação do grão é a Colônia do Piaguí, bairro da zona rural. Por toda extensão da comunidade é possível enxergar plantações dos mais diversos tipos de arroz.

O bairro também concentra a comunidade italiana, que migrou para Guaratinguetá no início do século passado, e realiza há 20 anos a Festa Italiana. Devido ao grande número de produtores de arroz, foi criado 11 anos atrás o festival, que assim como a festividade de massas, atrai bom público.

Uma das organizadoras do evento, Fabíola Ferreti lembrou que o evento foi criado não somente para o público degustar os pratos feitos na hora, mas também para evidenciar o trabalho feito pelo homem do campo no município. “Nós temos uma grande variedade de opções culinárias, sempre com o arroz como acompanhamento. O Festival atrai bastante gente de Guará e também de fora. São festas para as famílias, ambientes tranquilos e pessoas chegam para aproveitar a culinária da região e assistir aos shows”, detalhou.

O Festival é realizado no pátio da igreja São João Batista, na Colônia do Piaguí. Foram montados estandes e tendas, além do palco que receberá os shows.

Depois do primeiro dia, que contou com apresentação da banda Plural, o sábado terá duas atrações: José Galvão, às 12h, e Raul Ribeiro, às 20h. No fechamento, o sertanejo Fábio Satin se apresenta às 14h de domingo. A entrada para os shows é franca.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?