Federação Paulista confirma Guará e Manthiqueira na Série B do Paulistão

Esportiva não cumpre requisitos da FPF, fica sem filiação e continua distante do retorno ao futebol

Os proprietários de Guará e Manthiqueira, João Telê e Dado de Oliveira, que têm times garantidos no Paulista; Esportiva não conseguiu filiação (Fotos: Reprodução)
Os proprietários de Guará e Manthiqueira, João Telê e Dado de Oliveira, que têm times garantidos no Paulista; Esportiva não conseguiu filiação (Fotos: Reprodução)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Conselho Arbitral da Federação Paulista de Futebol sacramentou as participações de Manthiqueira e Guaratinguetá no Campeonato Paulista da Série B, a quarta divisão estadual. A definição coloca fim a novela que se arrastou na cidade, com o projeto do grupo que tenta reativar a Esportiva, com direito à promessas de investidores estrangeiros e até mesmo estádio chinês.

Em reunião realizada na última quinta-feira, a entidade máxima do futebol estadual descartou a filiação da Esportiva e o time segue longe da esfera profissional do esporte.

O projeto foi divulgado em 2016, com destaque na mídia de Guaratinguetá. Francisco Gonçalves, responsável pelo planejamento do retorno do Lobo do Vale, chegou a realizar eventos na cidade, e divulgar acordos com investidores do Brasil e do exterior, parcerias com clubes e ex-jogadores, além de garantir que o clube já estaria filiado à Federação Paulista.

Gonçalves ganhou atenção do prefeito Marcus Soliva (PSB), que deu prioridade à proposta, que rivalizou com o retorno do Guaratinguetá ao Ninho da Garça. Mas depois de dois prazos, o projeto ficou no caminho e a Esportiva ficará pelo menos mais um ano fora dos gramados.

Os representantes da Rubra não cumpriram os requisitos impostos pela Federação. Em entrevista ao programa Vale Esportivo, o presidente da FPF Reinaldo Carneiro Bastos detalhou a situação. “A Esportiva não está filiada. Não cumpriu os requisitos. Ela solicitou e nós atendemos vários adiamentos, mas ela não cumpriu as pendências até hoje, dia do Arbitral”.

Francisco Gonçalves foi procurado pela reportagem do Jornal Atos para responder sobre o desfecho da história, mas não foi encontrado. Já o Guaratinguetá está com a situação regular. O único empecilho da Garça é a dívida de R$ 453 mil com a Prefeitura. Para jogar no Professor Dario Rodrigues Leite, o time, que já chegou a um acordo com o Governo Soliva, precisa agora iniciar os pagamentos.

Representado pelo presidente Edinilson Carneiro e o diretor João Telê, o Guaratinguetá retorna à Série B depois de 15 anos. As quedas recentes da primeira para a última divisão dos campeonatos Paulista e Brasileiro colocaram o time em outro patamar.

O time volta para o que João Telê chamou de recomeço, com a proposta de reerguer o clube, que já teve destaque no cenário nacional. Procurado para comentar a reunião e o fim do imbróglio com a Esportiva, Telê, que é também proprietário do Guaratinguetá, também não foi encontrado até o fechamento desta edição.

Mudanças – Diferente dos últimos seis anos, a FPF definiu que os clubes participantes não podem ter jogadores com idade superior a 23 anos. Com essa obrigatoriedade, a Série B estadual se torna um torneio sub-23. A primeira fase da competição terá grupos regionalizados e a tabela será divulgada pela Federação na próxima segunda-feira.

Pelo sétimo ano consecutivo na Série B, dessa vez o Manthiqueira vai usar a base montada para a disputa da Copa São Paulo, realizada no início do ano. O presidente do clube, Dado de Oliveira, representou a equipe na reunião na sede da FPF, e avaliou como positivo esse encontro. “A gente sai satisfeito, pois não houve muitas mudanças. O Manthiqueira jogará a segunda divisão por mais um ano. A única alteração que surpreendeu, foi o veto aos atletas com idade acima de 23 anos. Por conta disso, vamos usar o grupo que estava na Copinha”, revelou.

Ainda sobre a montagem do elenco, Dado respondeu que pretende usar alguns jogadores do time sub-20 do ano passado. Ele também confirmou que vai precisar contratar outros atletas para fechar o elenco que tentará o acesso à Série A-3.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?