Ex-jogadores pedem retorno da Esportiva

Ídolos do Palmeiras ressaltam importância do futebol no interior; Milton Neves faz apelo à Federação

Ex-jogadores e amantes da Esportiva se reúnem para amistoso contra o máster do Palmeiras, em ação da campanha para o retorno do clube (Foto: Reprodução)
Ex-jogadores e amantes da Esportiva se reúnem para amistoso contra o máster do Palmeiras, em ação da campanha para o retorno do clube (Foto: Reprodução)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Veteranos da Esportiva voltaram a campo no último sábado por muito mais que três pontos ou uma classificação. A partida contra o time máster do Palmeiras fazia parte de um evento que tinha como objetivo oficializar o retorno da Rubra ao futebol profissional e homenagear ex-jogadores do time de Guaratinguetá e o jornalista Milton Neves. Amante do futebol do interior paulista, Milton fez um apelo ao presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, para que a entidade facilite a inscrição de pequenas equipes.

Assim como aconteceu em 2015, neste ano, uma partida envolvendo ex-jogadores da Esportiva e veteranos do cenário nacional foi realizada no estádio “Professor Dario Rodrigues Leite” para comemorar o aniversário da equipe. A expectativa era de que fosse feito o anúncio oficial do retorno do time de Guaratinguetá, que encerrou as atividades em 1997.

De acordo com o líder do movimento pelo retorno do clube, Francisco Gonçalves, ainda restam documentos pendentes, e a taxa de filiação também não foi paga.

O valor pedido pela Federação Paulista de Futebol (que girara em torno de R$ 1 milhão) foi criticado pelo jornalista do grupo Bandeirantes, Milton Neves, durante sua passagem pela cidade. “Eu faço um apelo ao Reinaldo Carneiro Bastos, que reduza essas taxas. Isso só atrapalha os times menores. Esses valores têm que ser cobrados dos grandes, São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras”.

O jornalista também ressaltou a importância do possível retorno da Esportiva ao futebol profissional. “A intenção do Francisco é muito boa, mas o maior problema é a filiação. O futebol precisa de times como a Esportiva, com história, bagagem. A cidade de Guaratinguetá é apaixonada por futebol e precisa disso, não de times de aluguel”, declarou.

Ídolo do Palmeiras e multicampeão com a camiseta alviverde, Ademir da Guia também marcou presença no evento. Aos 74 anos, o Divino, como é conhecido, citou que o futebol do interior paulista precisa ser renovado e fortalecido. “O interior tem times históricos e centenários. As cidades precisam ter seus próprios representantes. Eu acredito que clubes como a Esportiva e outros que também encerraram as atividades precisam retornar. Se houver planejamento, pode ser benéfico”.

O ex-goleiro Gilmar da Costa também defendeu o Palmeiras. Ele foi técnico do Guaratinguetá, no início dos anos 2000, e contou que a cidade merece ver o retorno da Rubra. “De um modo geral, alguns times precisam fazer um trabalho para retornar ao futebol profissional. Hoje é tudo muito difícil, mas seria ótimo para a cidade ter novamente a Esportiva. Trabalhei em Guará e sei como o torcedor daqui é apaixonado pelo futebol”.

Fechada em 1997, a Esportiva teve seu auge no início da década de 1960, quando disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista. Entre as maiores proezas estão vitórias sobre o Corinthians e uma goleada sobre o Santos de Pelé, Coutinho e Pepe.

A partida terminou com vitória do time de veteranos do Palmeiras, por 4 a 2. Os pouco mais de mil torcedores que foram ao Estádio “Professor Dario Rodrigues Leite” doaram aproximadamente uma tonelada de alimentos, que serão doados pela organização do evento à Casa de Repouso Santa Izabel. A oficialização do retorno da Esportiva ainda não tem previsão para acontecer.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?