Eventos na região conscientizam sobre autismo

Caminhada, seminário e palestras divulgam informações para famílias e comunidade no mês de homenagem ao TEA

Evento realizado pelo Instituto Cacau em 2018, nas ruas de Lorena; cidades têm nova programação (Foto: Arquivo Atos)
Evento realizado pelo Instituto Cacau em 2018, nas ruas de Lorena; cidades têm nova programação (Foto: Arquivo Atos)

Juliana Aguilera
Região

Para comemorar o Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril, projetos de Guaratinguetá e Lorena promovem eventos para disseminar experiências e informações sobre o espectro. Caminhada, seminário e palestras buscam informar não só pais e familiares, mas professores, empregadores e comunidade.

Em Lorena, o Instituto Cacau já deu o primeiro passo nos últimos dias 23 e 24 com a segunda turma do curso de alfabetização para TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O Instituto realiza desde 2014 eventos de socialização, conscientização e apoio à pessoa com TEA e seus familiares. A tradicional caminhada realizada pelo grupo acontece no dia 6 de abril, com concentração às 9h na Praça da Estação de Lorena, seguindo para a praça Arnolfo Azevedo, às 10h.

O diferencial deste ano é que a caminhada está no calendário da secretaria da Educação e se torna um evento não só do Instituto, mas do município.

A ação também contará com atrações como cama elástica, vôlei adaptado, pipoca e algodão doce. Haverá presença de monitores para crianças autistas e as não autistas que estiverem no comércio local. Interessados poderão comprar camisetas da caminhada, sendo R$ 25 a de adulto e R$ 20 a de criança. Todo dinheiro será revertido para o Instituto Cacau.

O Instituto também promove palestras gratuitas para professores nos dias 8, 9 e 10, na secretaria da Educação. Segundo a psicóloga voluntária do grupo, Maria Fernanda da Silva, a população também poderá participar de um seminário no dia 27 de abril. “Nas palestras será abordado como o professor pode lidar com alunos autistas na sala de aula. Já no seminário, falaremos sobre sexualidade e inserção de autistas no mercado de trabalho”, contou.

O evento beneficia não só pais, familiares e professores, mas também empresários, que aprenderão sobre a isenção de impostos, como contratar e lidar com autistas.

O movimento Mais Sobre TEA, em Guaratinguetá, realiza em conjunto com o Buriti Shopping, no dia 6 de abril, o Cine Azul. Com entrada franca para autistas e seus acompanhantes (necessitando apenas de inscrição prévia), o evento terá exibição do filme Dumbo, às 10h. Os participantes devem estar de camiseta do Mais Sobre TEA ou de camiseta azul.

O Cine Azul substituirá a caminhada este ano, pois em anos anteriores, o evento foi desgastante devido ao Sol. “Isso demandava um pouco mais de sacrifício das nossas crianças, então fizemos a parceria para comemorar o dia 2 de forma doce e com várias alegrias”, explicou a fundadora do movimento, Edilene Vieira.

O grupo possui participantes de diversos estados, com mais de quatrocentos participantes em grupos de Whatsapp, mas devido às dificuldades em se deslocar para outros locais, o grupo atua mais no Vale do Paraíba.

Simpósio – O Mais Sobre ETA está com inscrições abertas para o terceiro Simpósio, que acontecerá no dia 13 de julho, a partir das 7h30. A programação já está disponível na página facebook.com/MaisSobreTea/. “Falaremos sobre assuntos atuais, tudo para informar o público, sempre de forma gratuita. Nosso lema é ‘Quanto mais informação, mais inclusão’”, afirmou Edilene.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?