Esperado para o dia 12, Hospital de Campanha deve ampliar leitos de UTI em Guará

Santa Casa ganha mais 15 unidades para tratamento contra novo coronavírus; Soliva confirma data e entrega de unidade

Novo hospital de campanha que deve ampliar os leitos disponíveis em Guará para o tratamento contra o novo coronavírus (Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Guaratinguetá terá 37 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para tratamento da Covid-19 a partir da próxima quarta-feira (12). O Município vai inaugurar o Hospital de Campanha e, ao mesmo tempo, a Santa Casa ampliará 15 leitos de UTI. A ampliação caminha junto à inauguração do hospital exclusivo para atendimento contra o novo coronavírus.
Projetado para junho, depois para julho e, por fim, agosto, o Hospital de Campanha concentrará os pacientes em fase inicial de tratamento da Covid-19. Diferente do anunciado anteriormente, o hospital terá leitos de enfermaria. O centro de atendimentos ocupa parte do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que será inaugurada ainda neste ano, mas sem data oficial.

Enquanto o Hospital de Campanha vai concentrar os casos iniciais de coronavírus, a Santa Casa passa a ser a principal referência do município para os casos mais graves. O hospital, que hoje conta com dez leitos de UTI, terá 25 leitos ao todo na próxima semana. Com uma retaguarda mais preparada e com adequações na estrutura de atendimentos, a Santa Casa investiu cerca de R$ 400 mil na aquisição de monitores para a UTI.

“Os respiradores precisam de monitores. Nós fizemos uma compra de quase R$ 400 mil para comprar os monitores que acompanham os respiradores. Nós conversamos com o prefeito Marcus Soliva e nossa ideia é não deixar ninguém para fora. Vamos atender a todos. O que estiver na dependência da Santa Casa, iremos atender”, prometeu o provedor do hospital, Dr. Rômulo Bastos.

O Governo do Estado de São Paulo havia enviado à Guaratinguetá 13 respiradores. Desse total, quatro estão em uso. O município tem atualmente 22 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e apenas cinco estão desocupados. Desse total, dez estão na Santa Casa e 12 no Hospital Frei Galvão.

Além da ampliação dos leitos de UTI, a inauguração do Hospital de Campanha vai gerar abertura de novos leitos de enfermaria. Hoje Guaratinguetá opera com atendimentos acima da capacidade, já que, segundo a secretaria de Saúde, são 23 leitos de enfermaria das alas Covid-19 e 29 pacientes internados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?