Escolas de samba apresentam exigências para desfilar no Recinto de Exposições

Após Prefeitura impor novo Espaço Multieventos às agremiações, Oesg encaminha pedidos para adequação da estrutura que deve receber desfile do Carnaval em 2017

Galpão do Recinto de Exposições, que passa por reforma para construção de Espaço Multieventos (Carlos Pimental)
Galpão do Recinto de Exposições, que passa por reforma para construção de Espaço Multieventos (Carlos Pimental)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

A Oesg (Organização das Escolas de Samba de Guaratinguetá) protocolou junto à Prefeitura de Guaratinguetá 11 exigências para as agremiações desfilarem no Recinto de Exposições em 2017. A Prefeitura pretende transformar o local em um espaço multieventos para abrigar os principais projetos na cidade.
Com arquibancadas, avenida para desfiles de escola de samba, iluminação, palco, uma arena aberta, praça de alimentação e banheiros, a nova estrutura não atraiu as escolas de samba, que cobram alterações para a mudança da folia a partir de 2017.
Em março, o prefeito Francisco Carlos Moreira (PSDB) se reuniu com membros das escolas de samba e explicou a viabilidade do Recinto receber a infraestrutura necessária para o desfile. Ele afirmou que ou as agremiações desfilam no Espaço Multieventos criado pelo poder público no Recinto de Exposições, ou não haverá outro local para o desfile do próximo ano.
Na oportunidade, a Prefeitura detalhou suas intenções para as escolas de samba e foram debatidas soluções técnicas para fazer a avenida do desfile e obter uma boa infraestrutura para atender as agremiações. Foi dado um prazo de 15 dias para as escolas se manifestarem e definirem se aceitam ou não a proposta.
Na última semana, as agremiações se reuniram e foi feita uma minuta de solicitações assinada pelos presidentes das seis escolas de samba da cidade, e encaminhada para o Gabinete do prefeito e para as secretarias de Planejamento e Turismo.
Segundo a presidente em exercício da Oesg, Dágela de Jesus, o documento protocolado faz parte da contribuição da Oesg ao projeto de Arena Multiuso, que ainda está em andamento, tomando como base um local dotado de mínima estrutura para um desfile de escolas de samba. “São 11 itens considerados primordiais para que o desfile das escolas de samba seja realizado no Recinto de Exposições. É um desejo das seis escolas de samba. Como uma apresentação artístico-cultural em que há julgamento e é alicerçada em quesitos estritamente técnicos, temos uma série de condições básicas para tal realização”, comentou.
Dágela ressaltou que o Espaço Multieventos que está sendo criado no Recinto será utilizado para múltiplas atividades, inclusive para desfiles cívicos, feiras, eventos culturais e religiosos, não somente o Carnaval, e que com isso, várias indicações das agremiações carnavalescas elencadas no documento, como as arquibancadas de alvenaria, por exemplo, serão utilizadas para outros fins. “Deixamos bem claro que temos a real noção de que qualquer obra obedece a um cronograma físico de trabalho, e que as etapas serão executadas uma de cada vez, dentro da realidade financeira do Poder Público. A transferência do Carnaval para o Recinto de Exposições é uma determinação da própria Prefeitura”.
Itens – Entre as reivindicações apresentadas à Prefeitura, a Oesg busca uma área útil de desfile; outra de concentração, de no mínimo 300 metros, e de dispersão, com no mínimo 150 metros; medida mínima de barracões para cada escola de samba em 15m (frente) por 30m de extensão, além de 10m de altura. Também devem conter banheiro, cozinha e sala administrativa; barracões; a construção de 5 mil lugares para as arquibancadas; sala administrativa de uso exclusivo; terraplanagem da Arena Multiuso; estudo de escoamento de águas pluviais; apoio na logística dos integrantes das escolas de samba; assinatura de termo de compromisso entre Prefeitura e Oesg; agilidade nas licitações para o Carnaval 2017.
Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura não comentou as exigências da Organização das Escolas de Samba.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?