Eleitor de Guará renova Câmara e somente quatro continuam

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

As eleições em Guaratinguetá renovaram a Câmara. Do quadro atual de vereadores, apenas quatro deles seguirão a partir de janeiro de 2017. Márcio Almeida (PPS), Marcelo Coutinho, o Celão (PSD), Luizão (PR) e João Pita (PSB) ficaram entre os 11 eleitos e atuarão ao lado de novos nomes como Pedro Sanini (PTB), e antigos conhecidos, como o ex-vereador Nei Carteiro (PMDB).

Atual presidente da Câmara, Celão somou 2.075 votos e foi o terceiro mais votado entre os vereadores eleitos. Ele ficou atrás somente de Márcio Almeida, que obteve 2.417 e Nei Carteiro, com 2.296. “É uma votação expressiva. Me foi confiada uma grande votação, pois tive quase o dobro de votos em relação a última eleição. O meu trabalho, como fiscal continua. Todos estamos sujeitos a erros, mas o resultado mostra a positividade daqueles que acreditaram e acreditam no meu trabalho”, comemorou.

Na representatividade das coligações, o PMDB confirmou a expectativa de ter as ligações mais fortes dentro da Câmara e elegeu quatro vereadores. A união entre PPS e PSD fez três nomes, enquanto PSB e PPS elegeram dois parlamentares. A coligação entre tucanos e o PR elegeu dois vereadores. Na base da chapa pura, o PT não elegeu ninguém.

Entre os vereadores eleitos, Sanini foi o quarto mais votado, com 1.497 votos. Ele foi seguido por Marcos Evangelista (PSDB), com 1.465 e Luizão com 1.414. Décio Pereira (PMDB) foi votado 1.191 vezes e Tia Cleusa (PMDB) teve 1.060 votos. Marcelo da Santa Casa (PSD) teve 998 votos e foi seguido por Fabrício da Aeronáutica (PMDB) e João Pita, com 936 e 920 votos, respectivamente.

Outros candidatos também tiveram números expressivos de votos, mas não conquistaram a vaga por não atingirem o quociente eleitoral. Os vereadores Vantuir Faria (PSDB) e Orville Teixeira (PV) tiveram 1.153 e 1.571 votos, respectivamente, e deixam a Casa em dezembro. Cotado à uma cadeira na Câmara, Dr. João Carlos (PT) somou 1.437 votos e também não atingiu a margem.

Faltas –
O índice de abstenção em Guaratinguetá foi alto. Ao todo, 20,98% dos eleitores não compareceram à votação. O percentual equivale a 19.062 pessoas que deixaram de votar no município. De acordo com os fiscais do Cartório Eleitoral nos colégios de votação os registros de justificativa foram intensos nas principais escolas, como Conselheiro Rodrigues Alves, Alfredo de Barros Santos e Professora Luzia de Castro Mitidieri.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?