Descarte irregular de lixo faz Guará organizar força tarefa para limpeza

Mais de vinte pontos foram identificados na cidade; operação “Cata-Bagulho” não tem data prevista para retorno

Sofá abandonado em terreno na Nova Guará é exemplo de descarte irregular na cidade (Foto: Estéfani Braz)
Sofá abandonado em terreno na Nova Guará é exemplo de descarte irregular na cidade (Foto: Estéfani Braz)

Da Redação
Guaratinguetá

Com a troca de comando nas administrações municipais, em muitas cidades, serviços importantes para a população foram interrompidos. Em Guaratinguetá, a operação “Cata Bagulho” deixou de ser realizada e vários terrenos tornaram-se depósitos irregulares de lixo.

Segundo a atual administração, em Guaratinguetá foram constatados 27 pontos de descarte irregular de restos de materiais de construção, sofás velhos, carcaças de televisão, pilhas, baterias, restos de podas.

A dona de casa Ana Maria de Oliveira Santa, 72 anos, é moradora do bairro do Pedregulho, próximo ao Cemitério Municipal, onde uma grande quantidade de entulho foi depositada. “É uma vergonha! Se fala tanto de combate à dengue, mas fica todo esse lixo jogado aqui, juntando água, bichos e tudo mais. A gente sabe que parte da culpa é da própria população, por utilizar espaços como esses para esses fins, mas a gente precisa que deem um jeito”.

No município, são dois PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária), onde podem ser descartados restos de construção civil (tijolos, telhas, tábuas), móveis, pilhas, baterias, restos de podas, geladeiras, televisões; e um eco ponto, onde podem ser entregues materiais recicláveis como papelão, plásticos, latinhas e garrafas pets.

O pedreiro José Fernando Ferreira, 47 anos, que mora no bairro Nova Guará, afirmou que há tempos um terreno na rua Braz Cubas serve de depósito para lixo. “O povo vem aí e descarta mesmo. Nem liga. Pode ver que tem até um sofá velho. É recorrente. A Prefeitura limpa e logo vem alguém e já começa a sujar de novo”.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Giani Brezolin, a Prefeitura deverá realizar um mutirão de limpeza. “Nós estamos organizando uma força tarefa para fazer a limpeza desses pontos”.

Os PEV’s ficam localizados no bairro da Cecap, na avenida São Dimas, s/nº, e outro no Parque São Francisco, na rua Benedito Monteiro dos Santos. Os dois postos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Ecoponto fica na rua Afonso Giannico, esquina com a rua Joaquim Maia.

Multa – A Prefeitura de Guaratinguetá será multada em R$ 30 mil pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) devido ao descarte de lixo, próximo à plantação de arroz, no Parque Ambiental do Santa Luzia. A informação foi confirmada pelo diretor presidente da autarquia, Miguel Sampaio, durante entrevista a um programa de rádio regional. A atual administração deve recorrer da multa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?