Cranes e Guardians estreiam com derrota no Paulista de Futebol Americano em Guará

Equipe da casa e Cruzeiro foram derrotados por São José e Taubaté na rodada de abertura do torneio

Em lance da partida, jogador do Cranes passa pela marcação e avança em direção a endzone (Leandro Oliveira)
Em lance da partida, jogador do Cranes passa pela marcação e avança em direção a endzone (Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Guaratinguetá recebeu a primeira rodada do Campeonato Paulista de Futebol Americano Flag, no último domingo(20). Com confrontos regionais, as partidas foram disputadas no estádio Dario Rodrigues Leite.
O time da casa abriu o dia contra o São José Jets. A tarde foi a vez dos representantes de Cruzeiro enfrentarem o time de Taubaté. Melhor para joseenses e taubateanos, que venceram os duelos.
Do sonho à realidade. O futebol americano deixou de ser tratado como algo utópico e ganhou espaço nas praças esportivas do estado. Neste ano, quatro times do Vale do Paraíba disputam o estadual da modalidade flag-football, derivada do tradicional fullpad, onde os jogadores precisam usar capacete, ombreiras e outras proteções.
No último domingo, dois jogos deram início a caminhada de dois times da região no estadual. O Guaratinguetá White Cranes recebeu o São José Jets, atual vice-campeão da Conferência Metrópolis. A partida começou com bastante movimentação dos dois times. Sob um forte calor, as equipes demoraram para conseguir encaixar jogadas de efeito.
O placar só foi alterado no segundo período. Mais solto na partida, o São José Jets conseguiu anotar o primeiro touchdown (TD), abrindo a contagem em 6 a 0. Ainda no segundo quarto, o Guaratinguetá conseguiu descontar com Caio Ramos com um field goal, jogada em que o atleta chuta por cima das balizas colocadas na endzone. As equipes foram para o intervalo com uma diferença de apenas três pontos.
No terceiro período, os Cranes voltaram a sofrer com as investidas dos Jets. O time de São José anotou um novo touchdown e conseguiu realizar uma conversão de dois pontos após o TD. Os joseenses ainda anotaram mais dois pontos graças a um safety, jogada em que o quartarback, espécie de lançador, do time adversário tem uma de suas flags sacadas na endzone. Com a pontuação, o placar indicava uma grande vantagem de 16 a 13 para a equipe visitante.
Precisando se recuperar da desvantagem, os White Cranes tinha que tirar 14 pontos de diferença para virar. Logo no início do último período, o quarterback Rodrigo Soares lançou Ricardo Moraes que completou a jogada com um touchdown. Na sequência, o time de Guará completou o ponto extra e o placar indicava 16 a 10. Restando 35 segundos para o fim, Rodrigo Soares passou para Adovan, que furou a defesa joseense para completar um novo TD e deixar tudo empatado. Se convertesse o chute de ponto extra, o time estaria perto da vitória. Mas a jogada falhou e os times foram para a prorrogação.
No desempate, os Jets anotaram um touchdown e converteram mais dois pontos, levando o placar a 24 a 16. Os Cranes precisavam de uma jogada igual para seguir vivo na partida. O TD foi convertido pelo recebedor Farnese. Mas, na conversão, os Jets interceptaram o passe a partida terminou com vitória dos visitantes por 24 a 22. “Foi um azar. A gente conseguiu empatar no último lance com um touchdown. Mas na hora do chute, erramos a jogada que poderia nos dar a vitória”, contou Caio Ramos.
Autor do último touchdown dos Cranes, Farnese disse que o peso de ser uma partida de estreia pode ter afetado o elenco. “Eu acho que o nervosismo tenha afetado nosso começo de partida. Muita gente nova está disputando neste ano. E nós encaramos um vice-campeão da conferência de 2015. No fim da partida a gente conseguiu reagir com mais força, tanto no terceiro como no último quarto”.
Na partida complementar, o Cruzeiro Guardians foi derrotado pelo Taubaté Big Donkeys por 26 a 0.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?