Comércio de Guaratinguetá registra 800 demissões desde janeiro

Setor registrou 30% nas demissões e apenas 2% de contratações; número de homologações também aumentou

Demissões comércio Guará - Carlos Roberto (1)
(Foto: Carlos Roberto)

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

Segundo dados do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Guaratinguetá e Região), o comércio de Guaratinguetá registrou nestes primeiros oito meses de 2015, 800 demissões.

Segundo o presidente do Sincomerciários, Paulo Jefferson, o setor registrou de 25% a 30% nas demissões e apenas 2% nas contratações, seguindo a tendência nacional. “O comércio de Guaratinguetá é forte, mas está sofrendo, reflexo da economia nacional, uma vez que o comércio foi um dos setores que mais sentiu a crise no país”, comentou.

Jefferson afirmou que, anteriormente, o sindicato fazia em média, 15 homologações ao mês, agora, são mais de 120 no mês. Em setembro, haverá a convenção coletiva e um índice maior está sendo buscado. “O poder aquisitivo do comerciário hoje caiu. A receita não fica mais na cidade e consequentemente as lojas vão fechando e demitindo seus funcionários. As indústrias da região também estão demitindo muitos funcionários.”

Segundo Paulo Jefferson, no último quadrimestre do ano, as contratações do setor tendem a aumentar, porém neste ano, as projeções não são as melhores. “Acredito que não teremos um grande aumento de contratações. A nossa presidente disse que no segundo semestre a situação iria melhorar, mas não é o que está acontecendo. Não temos balancetes de como vai ficar a economia e queremos que o Governo melhore a taxa de desemprego”, salientou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?