Comerciantes garantem apoio para criação do Circuito Religioso no Centro de Guará

Plano entre secretarias foca em melhorias para atrair o turista e fortalecer empresários da cidade

Rua próxima à Catedral de Santo Antônio, no Centro de Guaratinguetá; circuito religioso é aposta para alavancar investimento no setor (Foto: Francisco Assis)
Rua próxima à Catedral de Santo Antônio, no Centro de Guaratinguetá; circuito religioso é aposta para alavancar investimento no setor (Foto: Francisco Assis)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

Guaratinguetá está dentro da rota religiosa do Vale do Paraíba, com atrações como o Museu de Frei Galvão e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que recebem fiéis de todo Brasil.

Segundo a secretária da Cultura, Aline Damásio, os tradicionais locais de visitação serão incluídos no circuito religioso, que está sendo montado em conjunto das secretarias da Cultura, Turismo e Comércio. O objetivo é criar mais atrações para os turistas e oportunidades para os lojistas.

O Circuito Religioso compreenderá, na parte central, da Biblioteca Municipal à Estação Cultural, seguindo atrativos da rua Doutor Martiniano, como Mercado Municipal e o Museu de Frei Galvão. O turista que visitar o Centro terá a oportunidade de conferir atividades culturais na praça Conselheiro Rodrigues Alves.

Uma das ideias desenvolvidas pelas secretarias é trazer apresentações de seresta e chorinho para atraí-los ao local. Outra atividade prevista para oferecê-los é o comércio, que atualmente encerra seu expediente aos sábados, no início da tarde.

Aline acredita que conversando com os comerciantes, eles consigam ter algumas lojas abertas no final de semana para abastecer o turismo. “É uma coisa integrada, um plano ‘intersecretarial’ mesmo para a gente dar uma guinada no que seria a cidade de Guaratinguetá nos finais de semana voltada pro turismo”, explicou.

O Circuito deve movimentar o Centro da cidade, que tem, atualmente, mais de dez estabelecimentos fechados. A empresária Bruna Ayers é dona de uma loja de sapatos, localizada há 33 anos na rua Doutor Martiniano e atende o turista aos finais de semana. Ela espera que, se houver um estímulo da Prefeitura no turismo, o comércio se movimentaria para estender horas de trabalho e contratar mais funcionários.

Mas a comerciante não vê essa segurança por parte dos gestores. “Pela valorização religiosa, com Frei Galvão e a Catedral, a gente esperava que a Prefeitura tivesse um projeto mais significativo. O Centro encontra-se bem abandonado. Isso ficou bem nítido no Natal”, comentou Bruna, que lembrou o crescimento nas vendas em relação à 2016, mas o número é menor do que o esperado.

A comerciante acredita que com melhorias na aparência do Centro será mais fácil atrair compradores. “(No Natal) investiram na praça. Foi o primeiro ano que teve brinquedo gratuito para as crianças, porém não tinha uma decoração nas ruas”, afirmou Bruna.

Outro ponto que a comerciante reclama é a falta de lixeiras. A loja da comerciante fica aberta até as 14h do sábado, mas ela afirmou estar disposta a mudar horários, caso haja um plano para melhoria do turismo em Guaratinguetá.

A secretaria de Cultura planeja movimentar atividades também em locais fechados como o Museu Rodrigues Alves, Praça da Estação e Biblioteca Municipal. Aline Damásio aposta nessa incrementação de ações para que a visita religiosa fique mais completa. “Se nós tivermos comida e também garantido três, quatro lojas abertas, já conseguimos minimamente atender esse público”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?