Com quase 900 presépios, casal de Guaratinguetá realiza exposição

Coleção conta com peças de diversos países; evento atrai turistas na secretaria de Cultura

O hall de acesso da Secretaria de Cultura, que abriu espaço para os presépios de Antonino Kimaid (Lucas Barbosa)
O hall de acesso da Secretaria de Cultura, que abriu espaço para os presépios de Antonino Kimaid (Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Guaratinguetá

Apaixonados pela simbologia do Natal, um casal de Guaratinguetá possui uma coleção de quase 900 presépios adquiridos em diversos países. Para compartilhar o espírito natalino, os colecionadores realizaram na última semana uma exposição na Secretaria de Cultura.
Já sem espaço nas prateleiras, os 887 presépios ‘invadem’ praticamente toda a casa de Antonino Kimaid e Maria da Glória. De acordo com Kimaid, a ideia de iniciar a coleção surgiu enquanto viajava para o exterior. Na sequência, amigos e familiares começaram a ajudar na coleção, doando dezenas de presépios.
Para o colecionador, cada presépio demonstra a diversidade cultural e a visão que cada nação tem do Natal. “É difícil apontar o presépio mais raro e diferente que tenho, mas acho incríveis os trabalhos dos africanos, antiga Tchecoslováquia e de uma tribo indígena canadense. No Brasil, tenho peças lindas, principalmente um presépio feito na Amazônia com uma semente que parece madrepérola”, afirmou o colecionador.
De acordo com historiadores, o primeiro presépio do mundo foi montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. O costume espalhou-se por entre as principais catedrais e igrejas europeias na época da Idade Média. Em 1567, a Duquesa de Amalfi teria mandado montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus. Após o fato, a partir do século 18 foi iniciado o costume europeu de construir presépios.
Público – Nesta semana, Kimaid e Maria da Glória organizaram na secretaria de Cultura uma exposição com cerca de 60 presépios. “Muitos moradores de  Guaratinguetá e turistas estão visitando a exposição. Além dos adultos, as peças fazem muito sucesso com as crianças que ficam admiradas com tamanha beleza”, ressaltou o assessor de Cultura, Flávio Augusto Viera.
A comerciante Edna Valéria , 47 anos, moradora de Ferraz de Vasconcelos, enalteceu a beleza da exposição. “Estou aqui em Guará para visitar o Santuário Frei Galvão e fiquei sabendo que estava tendo esta exposição. Sou louca por presépios e nunca tinha visto peças como estas. Muito legal essa atitude deles de ao invés deixarem em sua casa, trouxeram as peças para todo mundo ver. Muito bom ver principalmente as crianças aqui, o olhinho delas chega até brilhar”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?