Com déficit de mais de 62 policiais, Seccional de Guará sofre com sobrecarga

Vale deve receber 12 delegados; cidade ainda não tem informações sobre novos profissionais

Viatura da Polícia Civil, durante operação na estrada que liga Lorena a Guaratinguetá; pedido para Estado tenta ampliar efetivo da corporação (Foto: Arquivo Atos)
Viatura da Polícia Civil, durante operação na estrada que liga Lorena a Guaratinguetá; pedido para Estado tenta ampliar efetivo da corporação (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

A defasagem nos números de policiais civis e militares é um assunto que tem sido muito debatido entre as associações, sindicatos e profissionais da categoria. A falta de reposição vem prejudicando os trabalhos em todo o Estado de São Paulo.

Em Guaratinguetá, a Delegacia Seccional, responsável por nove cidades e 21 delegacias, sofre com um déficit de 62 policiais civis há anos. Para suprir a demanda, delegados são responsáveis por duas delegacias.

De acordo com o delegado Seccional, Márcio Marques Ramalho, a situação é dramática. “Chegamos no último nível, indesejado por todos policiais, por todos nós delegados de polícia, que fizemos concurso com o sonho de realizar um bom trabalho. Não estamos conseguindo em virtude da absoluta inexistência de policiais necessários para realizar um trabalho médio”.

Uma petição pública denominada “Polícia Civil contra a Impunidade” está disponível na internet em busca de apoio da sociedade possa colaborar e pressionar o Estado a contratar mais policiais civis. Até a última quinta-feira, o abaixo-assinado teve o apoio de 3.179 pessoas.

Ramalho afirmou que para que o trabalho da Delegacia Seccional de Guaratinguetá fosse feito sem sobrecarregar nenhum profissional, seria necessária a reposição do quadro e a contratação de outros policiais e delegados.

Ele destacou a maior demanda com o crescimento das cidades “Os problemas cresceram e a crise econômica, infelizmente, reflete em todos os setores, como a segurança pública. Os crimes estão aí para a Polícia Civil investigar”, frisou o delegado, que lembrou que o efetivo tem 62 policiais a menos. “Eu precisaria desses policiais para empatar o que a gente tinha há cinco anos e, lógico, considerando o aumento do número populacional, o aumento de todos os bens patrimoniais, precisaria de um pouco mais que isso para, pelo menos, realizar um trabalho médio”.

Durante um encontro realizado recentemente na secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, foi confirmado que o Vale do Paraíba receberá 12 novos delegados. O deputado estadual Davi Zaia (PPS) voltou a avaliar a situação da violência na região como preocupante. “O que o secretário nos anunciou foi na questão da Polícia Civil, que tem uma turma que está terminando a formação agora de novos delegados. O Vale do Paraíba vai ser a região que vai receber doze novos delegados para suprir também essa falta de delegados que a gente tem na Polícia Civil”.

Mas o delegado Seccional de Guaratinguetá e região revelou que ainda não foi informado se a delegacia será contemplada. “Nós temos seis seccionais aqui no Deinter 1, na nossa região do Vale, que inclui Serra da Mantiqueira, o Vale e o Litoral. São seis seccionais e inúmeras, dezenas de delegacias. Sinceramente eu não sei se nós vamos receber, porque tem cidades com a situação pior ainda que a nossa. Pior. Tem delegados em São José dos Campos que estão segurando três ou quatro delegacias”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?