Codesg é denunciada por falta de equipamentos de proteção individual e condições de trabalho

Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá nega problemas apontados por sindicato, que cobra melhorias

Obras realizadas pela Codesg; Companhia é denunciada por falta de EPI (Foto: Reprodução PMG)
Funcionários da Codesg trabalham em obra de Guará; Sindicato cobra EPI e aponta falhas  (Foto: Reprodução PMG)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Sisemug (Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratinguetá) acusou a Codesg (Companhia de Desenvolvimento) por falta de EPI (Equipamentos de Proteção Individua) para os trabalhadores. Os sindicalistas também protocolaram denúncia sobre os tamanhos do refeitório e vestiário destinado aos servidores e as condições de trabalho.

A denúncia foi feita em 2018, após discussão entre os representantes do Sindicato e da Companhia. Foi aberta uma representação na Procuradoria Regional do Trabalho, no Ministério Público do Trabalho em São José dos Campos. Um auditor foi enviado para vistoria à Codesg apenas em setembro deste ano.

O Sisemug pede ampliação do vestiário e do refeitório, com base no aumento considerável do número de funcionários. “Antes tinha menos de cem trabalhadores. Hoje, tem 260 e o refeitório e o vestiário continuam do mesmo tamanho, sem condições de usar”, explicou o presidente do Sindicato, José Eduardo Ayres.

Alguns dos pedidos feitos pela categoria em 2018 foram cumpridos, mas de acordo com Ayres, muitos trabalhadores executam o serviço sem os equipamentos de proteção individual. “A gente cansa de pegar funcionário sem EPI porque não foi fornecido. Nós fizemos a denúncia em virtude da Codesg não ter correspondido”.

O sindicato revelou que em alguns casos, a Codesg recebe o serviço a ser executado da Prefeitura de Guaratinguetá e repassa para outra empresa executá-lo. Pelo menos duas contratadas foram notificadas por falta de EPI, segundo o Sindicato. “Outras duas empresas que prestam serviços foram notificadas por falta de EPI, inclusive a Codesg também, para que ela acerte a documentação”.

Resposta – Por nota, a Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá negou que haja falta de equipamentos de proteção individuais para os trabalhadores. “Todos os trabalhadores da Codesg recebem os EPI’s. Os funcionários que deixam de usar estão sendo advertidos”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?