Circuito premia jovens skatistas em Lorena

CSU é palco das etapas; cidades vizinhas também oferecem boa estrutura para prática do esporte

Jovens skatistas durante competição no CSU, no último dia 7; cidades da região abrem cada vez mais espaços para prática da modalidade (Foto: Leandro Oliveira)
Jovens skatistas durante competição no CSU, no último dia 7; cidades da região abrem cada vez mais espaços para prática da modalidade (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Vários garotos se reuniram em Lorena no último dia 7 para a disputa da segunda etapa do circuito Geow Up Skateboard, no CSU (Centro Social Urbano). A pista lorenense é um dos pontos da região em que os skatistas podem praticar e competir a modalidade, que voltou às ruas nos últimos anos.

O espaço para o skate no CSU passou por reformas há alguns anos e concentra grande presença de skatistas e bikers ao longo das semanas. Além do centro em Lorena, pistas em Guaratinguetá e Pindamonhangaba funcionam como boas opções para os praticantes.

O circuito Geow Up tem todas as oito etapas realizadas em Lorena, com eventos em quadras de escolas municipais. Organizador da competição, Bruno Mello, contou que a intenção era estender a competição à pista da Cecap, mas por falta de pequenas reformas, a possibilidade se tornou inviável. “Lá (Cecap) tem uma boa iluminação, mas precisaria de adaptações, reparos iguais aos que foram feitos no CSU há alguns anos. Algo fácil e com orçamento pequeno”, contou.

Revitalizada e apta a receber competições, a pista do CSU é a casa de quem pratica o skate e BMX na cidade, mas a falta de iluminação adequada acaba levando os praticantes a procurar pistas nos municípios vizinhos. “O grande defeito é não ter iluminação. Quem trabalha ou estuda até às 18h fica sem ter onde andar de skate, e a gente acaba indo para Guaratinguetá, Pindamonhangaba ou outras cidades”, revelou Mello.

Em nota, a Prefeitura garantiu que já realizou ajustes na iluminação do centro esportivo e que projeta a implantação do sistema no espaço dedicado à modalidade. “A atual administração melhorou a iluminação do CSU. Desta forma, dentre outros, foi possível iluminar a quadra de tênis e o campo de areia, que até então não tinham iluminação. No tocante à pista de skate, providências já foram tomadas no sentido de viabilizar a desejada iluminação, inclusive, o serviço para a respectiva instalação está na programação da secretaria de Serviços Municipais e deve ser executada em até três meses”, frisou a secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, que prosseguiu: “É importante ressaltar que a atual administração, a pedido dos skatistas, promoveu melhorias na pista. Após a suplementação da capacidade energética do referido espaço público, a Prefeitura está trabalhando para viabilizar a referida iluminação”.

Na região, outras cidades se destacam na abertura de espaços para a prática. Em Guaratinguetá, a pista pública do Pedregulho fica aberta até às 22h e conta com boa estrutura e iluminação adequada. Porém, uma reforma deve ser feita para realizar pequenos ajustes no espaço. O local tem variações e alternativas para quem pratica o estilo “street”, que utiliza obstáculos encontrados na rua como corrimões, para execução das manobras.

Já no Centro Esportivo Zito, em Pindamonhangaba, a pista tem qualidade na estrutura e oferece condições de receber eventos locais. Além do espaço, a cidade conta com um banks (pista semelhante a uma piscina). “Esses são grandes centros. Já as pistas de Cruzeiro e Cachoeira Paulista estão um pouco abaixo do padrão. Essas cidades tem os espaços, mas eles precisam de reformas”, explicou.

Um dos espectadores da segunda etapa do circuito Geow Up Skateboard, Paulo Luís, de Resende, contou que aprovou a pista do CSU. “Eu achei o espaço bem legal. Tem bastante variação para manobras, estilos e opções diferentes. Sem contar que tem um half (pista vertical) para quem quiser tentar um aéreo”.

Geow Up Skateboard – Divido em três categorias, o circuito premiará os campeões com uma cota de incentivo da loja organizadora do evento. Na segunda etapa, o pódio da categoria infantil teve como campeão Alexandre da Conceição, seguido por Vinícius Bueno e Davi Manoel.

Já entre os mirins, Mateus Maciel ficou em primeiro, Israel Cesar em segundo e Carlos Eduardo em terceiro. Na categoria iniciantes, Igor Codogno ficou em primeiro, seguido de Henrique Gabriel e Marcos Paulo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?