Cidades intensificam abordagens noturnas a pessoas em situação de rua na região

Cachoeira Paulista, Guará e Pinda oferecem serviços de banho, alimentação e troca de roupas

Atendimento da equipe de assistência social nas ruas de Guaratinguetá; frio intensifica atenção especial (Foto: Divulgação PMG)
Atendimento da equipe de assistência social nas ruas de Guará; frio intensifica atenção especial (Foto: Divulgação PMG)

Da Redação
Região

Com as baixas temperaturas do inverno, as prefeituras de Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba e Guaratinguetá reforçaram o atendimento às pessoas em situação de rua. Equipes de assistência social realizam abordagens noturnas, com assistência material e de saúde.

Em Guaratinguetá, a secretaria de Assistência Social abordou 11 pessoas em situação de rua nos primeiros dias de trabalho. Apenas um aceitou o auxílio, foi recolhido e levado para o albergue. Os demais receberam kits e cobertores, preencheram e assinaram a ficha de entrevista declarando desinteresse em sair da rua, já que não podem ser retirados à força.

A equipe da secretaria realizou abordagens na avenida Juscelino Kubitschek, Poupa Tempo, Pedregulho, Esportiva, Beira Rio, Nova Guará, Praça da Estação, Rodoviária, ponto de ônibus Centro, Mercado Municipal, praça São Benedito, Santa Rita e Centro (Igreja Matriz e praça Conselheiro Rodrigues Alves).

Os indivíduos que aceitam ajuda são enviados ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde têm auxílio na obtenção de documentos pessoais, recebem café da manhã, kit de higiene pessoal, banho e roupa, além de passagens de retorno para casa (migrantes) ou encaminhamento para abrigo. Atualmente, a Prefeitura de Guaratinguetá tem parceria de abrigo com a Fazenda da Esperança e Casa Dom Bosco.

Pindamonhangaba intensificou o trabalho, desde maio, com rondas noturnas, abordagem e retirada de moradores de rua, e encaminhamento para acolhimento na instituição parceira SOS. Durante a semana, a ação é realizada das 22h às 0h pela secretaria de Assistência Social e a GCM (Guarda Civil Metropolitana), e durante o dia, com apoio da Polícia Militar.

Cachoeira – A Prefeitura disponibiliza uma viatura para recolher moradores que estão em situação de abandono, sem lar, encaminhando-os para o Albergue Renascer onde recebem alimentação, banho, troca de roupas limpas e descanso em camas com cobertores.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?