Cidades da região se preparam para a campanha contra febre amarela

Prevenção contra a doença antecipa Dia ‘D’ para 29 de janeiro; ação termina em 24 de fevereiro

Pacientes aguardam atendimento em unidade de saúde de Pinda; cidades recebem doses para campanha nacional (Foto: Reprodução)
Pacientes aguardam atendimento em unidade de saúde de Pinda; cidades recebem doses para campanha nacional (Foto: Reprodução)

Andreah Martins
Região

Para conscientizar e prevenir uma das áreas consideradas de risco pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Estado antecipou a campanha de combate à febre amarela para o final de janeiro.

Prevista para o dia 3 de fevereiro, a data foi alterada para o próximo dia 29 devido à preparação da Capital para o recebimento da vacina.

Após uma reunião entre representantes das cidades do Vale do Paraíba e secretaria de Saúde do Estado, realizada na última terça-feira, em Guaratinguetá, os municípios receberam orientações para adiantar o processo.

Pelo menos 34 cidades da região estão entre os 54 pontos de prioridade da campanha. Cruzeiro é uma das que já seguiram as recomendações de priorização à zona rural e aos viajantes. De acordo a Vigilância Epidemiológica da cidade, serão distribuídas as vacinas com dose padrão às pessoas que viajarem para o exterior, porque em outros países ainda não aceitam a dose fracionada.

O ponto de vacinação é o Centro de Saúde à rua Joaquim do Prado, a Rua Dez, a partir das 8h. Outros postos só serão disponibilizados a partir do dia 29.

Já em Pindamonhangaba, o Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde informou que ainda não há definição de postos de aplicação, mas assegura que toda a cidade será englobada no processo. Ainda de acordo com o departamento, entre os dias 3 e 24 de fevereiro a cidade receberá uma operação de casa em casa, na zona rural, para vacinar a população.

A Prefeitura de Guaratinguetá informou que as definições de postos de vacinação e as recomendações da secretaria de Saúde seriam concluídas após reunião ainda nesta quarta-feira.

A Campanha – A secretaria de Saúde do Estado ampliou a meta de imunizações para 8,3 milhões de pessoas, durante os dezesseis dias de ação. A região de atuação foi definida por meio de análise de locais não atingidos pelo vírus, como maneira de prevenção, principalmente pela proximidade com áreas de mata.

Serão utilizadas vacinas fracionadas, que equivale a 0,1ml (um quinto) da dose convencional. A eficácia da aplicação tem durabilidade de oito anos. “Decidimos antecipar e a ampliar a campanha de vacinação para proteger a população contra a febre amarela. Pessoas ainda não vacinadas e que residem em locais onde ainda não há circulação do vírus receberão a dose fracionada, que é segura e tem eficácia comprovada. Em quinze dias de campanha, queremos triplicar o número de pessoas vacinadas no Estado de São Paulo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, David Uip.
A disponibilidade de dois milhões de vacinas-padrão serão destinadas à crianças de nove meses à dois anos incompletos, grávidas que residem em áreas de risco e portadores de doenças crônicas.

A secretaria de Saúde destinou o número de vacinas de acordo com a demanda de cada cidade. Na região, São José dos Campos é a que receberá o maior número, mais de 556 mil. Pinda contará com 138 mil, Guaratinguetá com 93 mil, Aparecida (33 mil), Cachoeira Paulista (28 mil), Cruzeiro (72 mil), Cunha (21 mil), Lorena (77 mil) e Piquete com 13 mil.

De acordo com um comunicado divulgado na última semana pela Opas (Organização Panamericana de Saúde), ligada a OMS (Organização Mundial da Saúde), o País corre o risco de ter um surto da doença neste ano. O levantamento apontou que foram confirmados 777 casos de febre amarela entre o segundo semestre de 2016 e junho do ano passado, com 261 mortes.

No Estado de São Paulo, de janeiro de 2017 até a última semana, foram confirmados quarenta casos da doença, sendo que 21 resultaram em mortes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?