Câmara garante mais trinta dias para resposta da Saeg sobre falhas no abastecimento

Requerimento cobra explicações sobre problemas na água; prorrogação para 45 dias atende pedido da companhia

Sede da Saeg; Companhia tem maior prazo para respostas sobre serviços prestados (Foto: Reprodução Saeg)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá aprovou a prorrogação do tempo de resposta da Saeg (Companhia de Água, Esgoto e Resíduos) sobre um requerimento para mais trinta dias. O prazo inicial era de 15 dias, mas a Companhia solicitou o adiamento para resposta e teve o pedido aprovado em plenário.

O requerimento, do vereador Fabrício Dias (MDB), pede explicações sobre falhas no abastecimento de água, registradas ao longo deste ano. Com o adiamento, a Saeg terá 45 dias para responder oficialmente os questionamentos.

No requerimento, Dias questiona sobre a capacidade do tratamento da água no município e pergunta se Guaratinguetá corre riscos realizar ou se já está realizando o racionamento de água em alguns bairros. O documento foi apresentado em plenário no fim de setembro.

O pedido da Saeg gerou divergências entre os parlamentares, mas acabou aprovado por maioria de votos. Contra o adiamento votaram todos os vereadores do MDB (Fabrício Dias, Nei Carteiro, Tia Cleusa e Décio Pereira. Marcelo da Santa Casa (PSD) também foi contra.

A favor votaram os vereadores Pedro Sanini, Márcio Almeida, Luizão e João Pita (PSC), Marcos Evangelista (PL) e o presidente da Câmara, Marcelo Coutinho ‘Celão’ (PSD). Com a aprovação, a resposta que chegaria à Câmara no início de outubro, chegará à Casa uma semana antes das eleições municipais.

Falhas – Têm sido registrados problemas que interferem no abastecimento de água em alguns bairros de Guaratinguetá. O Jornal Atos citou problemas que geraram falta de água no Jardim Modelo, na Vila Santa Maria e no Parque das Garças, no fim de setembro. Desde então, outros eventos ocorreram e também acarretaram em falhas.

No último domingo (11) a Saeg realizou uma ação emergencial na ETA (Estação de Tratamento de Água) para trocar uma tubulação. A Companhia avisou com antecedência que a execução do reparo poderia gerar falta de água em mais de vinte bairros, mas que o abastecimento seria normalizado até o fim da noite.

Na terça-feira (13) um vazamento de grandes proporções deixou ao menos seis bairros sem o abastecimento de água durante a tarde e começo da noite. Segundo a Companhia, uma tubulação de ferro de oito polegadas na avenida Rui Barbosa sofreu danos e foi registrado o vazamento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?