Câmara de Guará aguarda Junior Filippo e ex-diretor do Saeg para sessão especial

Requerimento questiona ex-prefeito sobre contrato e caixa deixado para gestão tucana

A Câmara de Guaratinguetá convocou o ex-prefeito Junior Filippo para detalhar contratos do Saeg, alvo de série de apontamentos (Foto: Leandro Oliveira)
A Câmara de Guaratinguetá convocou o ex-prefeito Junior Filippo para detalhar contratos do Saeg, alvo de série de apontamentos (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A Câmara de Guaratinguetá oficializou um convite ao ex-prefeito Junior Filippo (PSD) e o ex-diretor do Saeg (Companhia de Serviços de Águas, Esgotos e Resíduos de Guaratinguetá) André Marques para uma sessão especial, no próximo dia 7. O requerimento é de autoria do presidente da Casa, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD).

O convite é uma forma de colocar o ex-prefeito e o ex-diretor à disposição dos vereadores para uma discussão sobre o processo de licitação e contrato com a CAB (Companhia de Águas do Brasil), firmado em 2008. O valor deixado no caixa do Saeg na transição das gestões Filippo e Francisco Carlos (PSDB) também está na pauta.

“Nada mais justo e ideal do que começarmos a ouvir as partes que iniciaram esse processo. Depois disso, vamos partir para uma segunda etapa, na administração do prefeito Francisco Carlos e demais diretores que atuaram no Saeg. Posteriormente vamos convocar a própria CAB e o Arsaeg (Agência Reguladora de Guaratinguetá). Para finalizar as discussões, ouviremos a atual administração”, respondeu Celão.

O encontro proposto pelo presidente da Casa é semelhante ao que foi colocado em prática no ano passado, quando os vereadores receberam o diretor do Hospital Frei Galvão, Gilberto Nering, a então diretora da DRS (Departamento Regional de Saúde), Maristela Macedo (hoje, secretária municipal), e o ex-secretário de Saúde, Edson Riccomi, para discutir o atendimento em alta complexidade na cidade e o pronto socorro.

De acordo com Celão, o encontro tem como objetivo dar espaço a Filippo e Marques e a oportunidade de responderem sobre o momento que a cidade vivia em 2008, com relação ao tratamento do esgoto.

“Vamos abrir a palavra para que eles expliquem a situação vivida, o porquê do contrato por meio de uma parceria público-privada, como feito esse processo. É claro que vamos questionar em relação a empresa vencedora, e nós vamos em cima de lei da concessão buscar informações para saber se o contrato foi cumprido à risca, e também buscar se o cronograma naquele momento foi cumprido”, respondeu Celão.

A Casa tem como cronograma convidar todos os prefeitos e diretores da Saeg, desde 2008, além da direção da Arsaeg. As discussões serão divididas em quatro fases.

Em 2016, a Câmara de Guaratinguetá tratou como prioridade o atendimento em alta complexidade e o Pronto Socorro Municipal. Questionado se neste ano a postura será a mesma quanto ao tratamento de esgoto da cidade, Celão respondeu que a saúde sempre será prioridade. “Quando se fala em saúde, se fala em vidas. Mas esse é um assunto complexo, o contrato da CAB. Ele terá uma tratativa diferenciada, será tratado de maneira especial, assim como sempre tratamos demais assuntos e obtivemos sucesso”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?